By: Administrador PPGET SETA -- Publicado em: 06/10/2017 13:11

III Simpósio em Ensino Tecnológico reuniu pesquisadores para discutir a formação de professores

Nos dias 28 e 29 de setembro, foi realizado, no Campus Manaus Centro, o III Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas (SETA 2017). A atividade é promovida pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e reuniu pesquisadores e professores de diferentes níveis de ensino, assim como estudantes de graduação e pós-graduação.

Nesta edição, o III Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas foi organizado pelos alunos da turma de mestrado 2016, sob presidência da Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça, do Professor Dr. João dos Santos Cabral Neto (vice-presidente do SET), e com a importante contribuição dos professores e demais membros do curso. O tema principal do Simpósio foi: “Formação de Professores: Tendências e articulações no ensino tecnológico”.
A programação iniciou na quinta-feira (28), pela manhã, com a cerimônia de abertura que contou com a presença de convidados, entre eles: Profª. Maria Stela Vasconcelos Nunes de Mello (Diretora do Campus Manaus Centro), Profª. Dra. Sandra Magni Darwich (Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, representando o Magnífico Reitor do Instituto Federal do Amazonas, Prof. Antônio Venâncio Castelo Branco), Prof. Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto (Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (Diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Manaus Centro) e Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo (Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico).
A cerimônia iniciou com a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial “André Vidal de Araújo” (EMEE), sob coordenação do Prof. Helivan Dantas – Diretor do EMEE. Os alunos animaram o público com uma coreografia dançante ao som de clássicos do sertanejo e trouxeram uma mensagem de superação e otimismo para os presentes.
Dando continuidade aos trabalhos, aconteceu a palestra do professor e filósofo Evandro Ghedin, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e importante pesquisador nas áreas de Ciências Humanas e Educação. O tema abordado pelo palestrante foi: “Bases epistemológicas da formação docente suas tendências e dimensões” (slides Parte I, Slides Parte II). Encerrando a manhã, houve um momento para perguntas e respostas, mediado pela Profa. Dra. Cinara Calvi Anic.
Na tarde do 28, foram realizadas as apresentações dos trabalhos aceitos para o Simpósio e que irão compor os Anais desta edição. No total, foram apresentados 22 artigos, em quatro eixos temáticos: Formação de Professores, Recursos Pedagógicos, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação Inclusiva e Ensino; e 17 relatos de experiência, com temáticas relacionadas à “Minha Prática em Aula”.
No segundo dia (29), pela manhã, foram realizadas as oficinais e uma sessão interativa. As atividades foram coordenadas por alunos e ex-alunos do MPET, que puderam trazer aos participantes diferentes experiências e aplicações voltas à formação de professores e ao ensino tecnológico. As oficinas executadas foram: Realidade Virtual Aplicada ao Ensino, Stop Motion e Aplicações na Educação, Programação com o Scratch para aprender Matemática e O ensino por meio da Literatura de Cordel; e sessão interativa “Minha História na Escola”.
Para a palestra de encerramento, à tarde, o tema abordado foi: “O professor no século XXI” (slides aqui), com a participação da jornalista Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, que busca difundir políticas, programas e investimentos que ampliem a qualidade da educação no Brasil. Na sequência, também houve um momento para perguntas e respostas, desta vez mediado pelo Prof. Dr. João dos Santos Cabral Neto.
Na oportunidade, os professores do curso prestaram uma homenagem à Profa. Dra. Rosa Azevedo, pelo resultado obtido na avaliação quadrienal da CAPES, em que o MPET recebeu a nota 4, aumentando assim o conceito do curso. A cerimônia encerrou com a apresentação da Banda Marcial do Serviço Social do Comércio (Sesc), que tocou clássicos do jazz e da MPB.
Abaixo, seguem os links das fotos do evento:
1º dia 28/09/2017
2º dia 29/09/2017