O QUE É O SETA?

O VI Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas- SETA/2020 é um evento de divulgação científica promovido pelos mestrandos e professores do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Em 2020, o evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, em formato 100% online, sob a temática: “Produto Educacional: perspectivas para o ensino”.

A proposta preconiza um debate plural de ideias no campo do ensino, em que se vislumbre o espaço escolar como um palco sadio de discussões científico-tecnológicas, democráticas, críticas e comprometidas com as mudanças. Propõe, ainda, que as instituições sejam ambientes irradiadores e mobilizadores, tanto de boas práticas, quanto de produtos educacionais, abrindo interlocuções com a comunidade, não para consumi-los, mas, para recriá-los, entendendo que todo saber adquirido não tem um fim em si mesmo, mas é um instrumento de luta pela transformação educacional e, portanto, social.

A sexta edição do SETA, tão inovadora quanto ao formato e tão desafiadora quanto à temática,  representa a liberdade de pensamento e o direito de decidir sobre o fazer ciência em tempos obscuros  e incertos pelos quais passamos. Simboliza, também, o movimento voltado para refletir e divulgar ações concernentes ao ensino-tecnológico em suas diversas matizes.

No ano de 2020, o evento está sob a organização da turma de mestrandos/2019 e sob a coordenação geral do Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano. Conta, ainda, com a contribuição da coordenação geral do PPGET, professores e secretárias do curso, além dos acadêmicos das licenciaturas e voluntários.

 

Coordenação Geral do evento SETA 2020

O que vai ter no evento?

PALESTRAS

As palestras obedecerão à temática “Produto Educacional – perspectivas para o ensino”, com o intuito de promover um espaço de discussão, reflexão e troca de experiências sobre a elaboração de produtos educacionais e sua inserção social na Educação Básica e Superior, serão proferidas pela Profª Drª  Ivanise Rizzatti e Prof. Dr. Attico Inacio Chassot.

MESA-REDONDA

As mesas-redondas irão discutir e refletir sobre os desafios da elaboração de produtos educacionais da Região Norte e outras realidades contemporâneas, tendo como convidadas as  Profª. Drª. Tânia Araújo Jorge, Profª. Drª. France Fraiha Martins Profª. Drª. Andréa Pereira Mendonça.

Oficinas Virtuais

As Oficinas virtuais “mão na massa” serão atividades com foco no tema do evento para produção e elaboração de soluções visando o processo ensino-aprendizagem, por meio de metodologias ativas com uso de recursos e/ou softwares para o campo educacional.

Exposições

As exposições serão atividades em formato de galerias virtuais com a apresentação de pesquisas e produtos educacionais, bem como, a relação destes com a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a educação. As pesquisas e produtos educacionais serão apresentados em formato de vídeos com momentos de interação no chat com os participantes. Em uma das galerias teremos as comunicações orais, e na outra, a apresentação de produtos educacionais da Região Norte e outras realidades contemporâneas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

CONHEÇA OS PALESTRANTES

ATTICO INACIO CHASSOT

O Prof. Dr. Attico Inacio Chassot, Licenciado em Química (UFRGS, 1965), Mestre Educação (UFRGS, 1976) e Doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994). Tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002).  É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras para todo Brasil e em alguns países.

Ivanise
Rizzatti

Profª. Drª. Ivanise Rizzatti Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora doutora nível IV da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química. 

ANDRÉA PEREIRA
MENDONçA

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Professora do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) desde 1998. 

TÂNIA ARAÚJO
JORGE

Formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria.

FRaNCE FRAIHA
MARTINS

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo CESUPA (1995). Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática.

Depoimento de QUEM
JÁ PARTICIPOU

               

       Como evento, o SETA é organizado para promover momentos de comunhão, diálogo e reflexão. 

      Desses momentos, a gente sai mais fortalecido como professor e pesquisador, ampliando e fortalecendo nossos próprios processos.

 

Fernanda Rebeca Araújo

         

         O SETA é, sem dúvida, um momento ímpar na formação de quem passou pelo MPET, agora PPGET.  

         Em cada edição a emoção se renova, já caminho para o meu 5º SETA, e sei que terei turbilhões de novos conhecimentos e uma enriquecedora troca de experiências.

 

 

Ieda Lucia Santana

             

        Ter participado do SETA 2019 foi uma experiência bastante motivadora, as palestras e trabalhos expostos no evento nos possibilitaram perceber que enquanto professores atuantes na Educação Básica do Município de Manaus temos em nosso cotidiano um vasto campo para pesquisa, o desafio é otimizar o tempo, organizar as ideias e delimitar o tema. O sonho de ingressar no mestrado pode torna-se realidade.

Kelly Regina Ojopi

Participe do Seta 2020. Submeta seu artigo/relato de experiência para avaliação.

Galeria do Instagram

DÚVIDAS SOBRE O SETA?

Av. Sete de Setembro, 1975 – Centro, Manaus – AM, 69020-120

sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

(92) 3621-6700

©Todos os direitos reservados
ao PPGET/IFAM

Desenvolvido pela Equipe  de TI do Seta2020. /:D