By: Administrador PPGET Eventos -- Publicado em: 11/10/2017 14:11

MPET marca presença na Conferência Scratch Brasil 2017

Nos dias 05, 06 e 07 de outubro, foi realizado na Universidade de São Paulo (USP) a Conferência Scratch Brasil 2017. O evento, inspirado pelas ideias e tecnologias do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab, foi organizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP), Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab (LLK), Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e LSITec, com o apoio da Fundação Lemann. A Conferência abordou temas como o uso do Scratch dentro e fora da sala de aula, extensões do Scratch, acessibilidade, inclusão, e outros tópicos relacionados à adoção do Scratch no Brasil. O evento contou com palestrantes convidados, mesas redondas, apresentações relâmpago, oficinas, mostra interativa de pôsteres e conversas no estilo unconference (reuniões de pequenos grupos a partir de temas que emergiram durante a conferência). O Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) esteve presente com o artigo O Scratch no desenvolvimento de habilidades digitais: uma experiência de formação com coordenadores de Telecentros em Manaus, de autoria da mestranda Iêda Lucia de Oliveira Santana e da Professora Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho. A Conferência Scratch Brasil 2017 foi um ponto de encontro de gestores, educadores, pesquisadores e desenvolvedores interessados em criar, compartilhar, colaborar e aprender com o Scratch. Os trabalhos tiveram início com a abertura oficial do evento apresentando a dinâmica adotada para o desenvolvimento das atividades ao longo dos três dias de conferência, seguida da   Feira de Projetos dos Fellows do Programa Lemann-MIT de Aprendizagem Criativa com projetos do programa Makers Educa e Desafio da Aprendizagem Criativa 2017, os visitantes experimentaram de forma prática as atividades expostas. A palestra “Plantando as sementes para uma sociedade mais criativa”, do criador do Scratch, Mitchel Resnick, foi o ponto alto da conferência. O professor Resnick apresentou estratégias e atividades com o Scratch para ajudar os jovens a se desenvolver como pensadores criativos destacando a importância dos 4 Ps da aprendizagem criativa: Projects (Projetos), Passion (Paixão), Peers (Pares) e Play (Exploração Livre).
Seguem registros do evento:

(clique na imagem para ampliá-las)