• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Eventos -- Publicado em: 03/01/2023 17:20

Doutorandos promovem Oficina “Pesquisa Narrativa na Formação de Professores” na Semana de Pedagogia da FACED/UFAM

Os doutorandos Felipe da Costa Negrão e Luciani Andrade de Andrade da Turma 2022 do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) promoveram a Oficina “Pesquisa Narrativa na Formação de Professores” na Semana de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A Oficina foi organizada em quatro momentos, no primeiro, os doutorandos trouxeram discussões ancoradas na literatura de Clandinin e Connelly (2011) e Larrosa (2014) para tratar da Narrativa enquanto melhor modo de representação da experiência, dialogando com os graduandos sobre o pensamento narrativo versus a narrativa dominante, reiterando que na Pesquisa Narrativa a teoria dispõe de lugar híbrido no texto e que as pessoas são vistas como a corporificação de histórias vividas.

Em seguida, os doutorandos compartilharam seus movimentos de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico, narrando episódios formativos e os diferentes caminhos trilhados rumo ao problema (puzzle) de pesquisa. O terceiro momento foi dedicado a leitura compartilhada de duas narrativas escritas por graduandas do curso de Pedagogia da Faced/UFAM orientadas pelo doutorando Felipe da Costa Negrão e publicadas no ebook “Educação em Ciências e Matemática: Pesquisas, Práticas e Narrativas” (Editora RFB). Esse momento serviu para ilustrar os diferentes estilos de escrita (auto)biográfica para os participantes da Oficina.

O encontro encerrou-se com a seguinte questão: O que você tem a contar sobre o seu lugar de pesquisador narrativo a partir do que você conheceu hoje? Nesse momento, os participantes compartilharam experiências e interesses pessoais quanto ao desenvolvimento de pesquisas com abordagem narrativa.

Os doutorandos informaram que pretendem dar continuidade na Oficina na próxima Semana de Pedagogia, a ser realizada em 2023.