By: Gilmara Maquine Prêmios -- Publicado em: 25/04/2024 14:42

Doutorando do PPGET é premiado na maior feira de ciências e engenharia Pré-universitária do Brasil

No dia 22 de março de 2024, o doutorando Efraim Menezes de Lima Costa recebeu o Prêmio EDUSP, junto com o projeto que orientou, na 22a. edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que acontece anualmente na Universidade de São Paulo (USP).

O projeto “Telescópio Ecológico: Uma proposta para o estudo da astronomia com baixo custo”, foi formado também pelos estudantes do IFAM Campus Presidente Figueiredo, Pedro Rogério Santos Barbosa e Júlia Victória Romero da Silva e professor Raffael da Costa Figueiredo (Coorientador).

O projeto propôs o desenvolvimento de um telescópio de baixo custo e ecológico, utilizando materiais acessíveis como o bambu, oferecendo uma alternativa mais viável para a aquisição de um telescópio e consequente popularização da astronomia e utilizou a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos em seu desenvolvimento.

A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

A premiação recebida pela equipe foi concedida pela Editora da USP, a EDUSP, que reconheceu projetos desenvolvidos por jovens cientistas com certificados e livros da editora.