• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Publicações -- Publicado em: 25/04/2024 14:32

Doutorandos e docente publicam artigo científico na Revista Contexto & Educação

O artigo intitulado “O uso do aplicativo Padlet como recurso pedagógico digital para mediar a aprendizagem no ensino tecnológico”, dos autores Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Lawrence Mota Galvão e Ana Cláudia Ribeiro de Souza foi publicado na Revista Contexto & Educação – Editora Unijuí, com o Qualis A2 Ensino.

Os dois primeiros autores são discentes da Turma 2022 do doutorado do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino Tecnológico (PPGET). A terceira autoria é composta por docente efetiva do PPGET que ministrou em março/abril de 2022 a disciplina Contribuições da História da Ciência e da Tecnologia para o Ensino Tecnológico.

No referido componente curricular surgiu a prática pedagógica que originou a publicação científica. O artigo publicado em 02 de janeiro de 2024, conta com o registro do DOI e está disponível no site da revista. O manuscrito foi submetido em 23 de novembro de 2022. Aceito em 30 de agosto de 2023 e publicado em: 2 de janeiro de 2024. No trabalho os autores analisam um exercício acadêmico mediado em um mural digital com o intuito de colaborar na formação dos discentes do curso de pós-graduação. Os participantes do estudo foram vinte e sete estudantes de mestrado e doutorado.

A coleta ocorreu em dois momentos: com a exibição de um vídeo e posteriormente, após uma pergunta motivadora, a resposta dos participantes no mural do Padlet. Os resultados auferidos demonstraram a efetiva colaboração e mediação do saber com a interação no recurso digital. O artigo pode ser acessado em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/issue/view/295