By: Gilmara Maquine extensão -- Publicado em: 26/04/2024 16:02

Comunicadores da Floresta (FAS) realizam visita ao IFAM/CMC

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) incluiu como parte da programação do Encontro de Comunicadores da Floresta, uma visita técnica ao Campus Manaus Centro com estudantes vindos de diferentes comunidades do interior do Amazonas. A articulação entre a egressa Me. Iarima Lopes (FAS) e a profa. Dra. Juliana Lucena, juntamente ao Prof. Élder Monteiro, Diretor da Diretoria de Relações Empresariai e Comunitárias (DIREC) e aos professores Me. Antonio dos Santos Jr e Me. Giese Figueiredo, resultou numa programação movimentada para os visitantes.

O grupo de 25 estudantes e 5 coordenadores de núcleos da FAS participaram de uma visita muito interativa no Jardim Sensorial, no Laboratório IFMaker e nos Laboratórios de Microscopia e de Microbiologia Aplicada e Recursos Naturais (MARN). Alunos de mestrado (Jander Silva e Ana Graziela Gomes), de doutorado (prof. Me. Efraim Costa) e vários alunos de Licenciatura em Química (Felipe Brito, Jhéssily Barbosa, Paula Teixeira e Lane Silveira) e Ciências Biológicas (Ivanilson Marinho) se desdobraram demonstrando seus conhecimentos sobre o uso sustentável de recursos naturais no ensino e na pesquisa, trocando ideias e dividindo experiências com os visitantes.

Orientado pelo Prof. Efraim, o aluno Elias Pinheiro do curso integrado em Eletromecânica do Campus Presidente Figueiredo, teve a oportunidade de apresentar aos ribeirinhos o protótipo de extrator de óleos vegetais que vem desenvolvendo em seu projeto PIBICjr (IFAM) em parceria com o projeto Educação profissional e uso de recursos naturais a partir de um jardim sensorial, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos e uma oportunidade dos estudantes do IFAM apresentarem seus resultados de pesquisa e exercitarem sua capacidade de dialogar com diferentes públicos e níveis de ensino.

A coordenação do Jardim Sensorial agradece pelo empenho de todos e pelos momentos agradáveis de partilha!