• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

Planejamento Acadêmico

Nossas Publicações

Conheça nossas publicações.

Acompanhamento de Egressos

Últimas Notícias

Clique aqui para ver todas as notícias

04julho

Mestrandos em Ensino Tecnológico do IFAM apresentam Trabalho no II Encontro de Tecnologia Social da Amazônia no INPA

No dia 26 de junho de 2025 os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) Abyner Fonseca de Lima (orientado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco), Jander Ramires Rodrigues Silva (orientado pela Profa. Dra. Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena) e Jhiemelle Amanda da Silva Rocha (orientada pela Profa. Dra. Lucilene da […]

04julho

Egressos do PPGET realizam Integração Formativa no município de Caapiranga-AM a partir da apresentação dos seus Produtos Educacionais

Os egressos Me. Dennys Teles Lopes e a Ma. Gabriela Santana da Costa (ambos da turma de mestrado 2021) realizaram juntos, a convite da Secretaria Municipal de Caapiranga-AM e Prefeitura do município, o I Encontro Formativo sobre a temática: “Integração Avaliativa: Caminhos para o Sucesso com SAEB e SADEAM”. Os professores atuaram como formadores no […]

04julho

Doutoranda faz Palestra para Mestrandos do IFRO

A doutoranda Marcella Sarah F. de Farias ministrou uma palestra para mestrandos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) no dia 3 de junho de 2025. Na palestra, Marcella abordou o tema “Educação Profissional e Tecnológica e Produtos Educacionais” e foi realizada a convite da professora Iza Reis Gomes. Durante o encontro, a doutoranda compartilhou conhecimentos […]

04julho

Egressas do PPGET realizam Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável em Escola da Rede Estadual de Ensino

No dia 23 de maio de 2025, as egressas do PPGET, Ildeneti de Jesus Alves Costa e Vânia Marília Lima Guida, realizaram uma roda de conversa sobre alimentação saudável com alunos do 6º ano, na Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso, localizada na zona norte de Manaus. Na ocasião, a egressa Vânia Marília Lima Guida […]

03julho

Doutorandos do PPGET realizam Curso de Extensão sobre Revisão Integrativa de Literatura

Nos dias 14 e 15 de maio de 2025, foi realizado, no prédio do IFAM – Campus Manaus Centro, o curso de extensão “Caminhos para uma Revisão Integrativa de Literatura”. A oferta do curso integrou uma das atividades obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), que prevê, entre suas ações formativas, a realização […]

03julho

Doutoranda do PPGET promove círculo de Diálogo com Professores do IFAC

No dia 27 de março de 2025, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), turma 2024, Luciene de Almeida Barros Pinheiro, participou da “Jornada Pedagógica 2025.1” no Campus Rio Branco Baixada do Sol do Instituto Federal do Acre. O evento teve como temática “Práticas docentes na educação profissional: as metodologias ativas e […]

Conheça também

Aqui você pode conferir algumas das ações desenvolvidas pelo PPGET

Revista EDUCITEC

Conheça mais sobre a revista EDUCITEC.

SETA

Visite a página do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.

INNSAEI

Conheça o Centro de Pesquisa e Inovação em Ensino Tecnológico.

Nossos Professores

Aqui você pode conhecer um pouco sobre os interesses de pesquisa de cada um de nossos professores

Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Tem interesse em pesquisas sobre formação de professores a partir das descontinuidades e permanências históricas, em diálogo com a construção de conhecimento sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Cinara Calvi Anic Cabral

Investiga o ensino de Ciências/Biologia e a formação de professores, com base na pesquisa como princípio formativo do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, adotando a abordagem narrativa.

Davi Avelino Leal

Tem como foco a formação de professores, centrando-se nas relações entre as chamadas populações tradicionais (indígenas, negras e ribeirinhas) e o ensino na Educação Profissional e Tecnológica.

Maria Lúcia Tinoco Pacheco

Pesquisa sobre formação de professores com foco na Educação Inclusiva e a construção de uma educação para a diversidade, o que inclui questões de gênero, étnico-raciais, pluralidade cultural, entre outras.

Rosa Oliveira Marins Azevedo

Desenvolve pesquisa no campo da Formação de Professores, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática (Ensino Fundamental) e Educação Profissional e Tecnológica.

Andréa Pereira Mendonça

Pesquisa sobre recursos para o ensino, com foco nas metodologias ativas, no design de atividades centradas no estudante, no desenvolvimento do pensamento computacional e na aprendizagem por projetos.

Edson Valente Chaves

Investiga sobre recursos para o ensino, com atenção especial no desenvolvimento de processos e produtos didáticos para melhorar o ensino de Química na Educação Básica, Profissional e Tecnológica. 

Iandra Maria Weirich Coelho

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, centrando-se no estudo sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais mediada pelas tecnologias digitais e a produção de material didático.

Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

Foca em pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente em temas relacionados ao ensino de Ciências Biológicas, microbiologia e à promoção da saúde, com produção de materiais didáticos regionais.

Jean Dalmo de Oliveira Marques

Investiga sobre recursos para o ensino, com foco na educação ecológica e educação em solos, visando um ensino para a preservação do ecossistema amazônico, bem como o uso e manejo sustentável do solo e da água.

João dos Santos Cabral Neto

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, a fim de promover a aprendizagem do conhecimento físico envolvendo concepções alternativas para o processo de ensinar baseado na Aprendizagem Significativa.

José Anglada Rivera

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, concentrando-se no desenvolvimento e/ou aplicação de software para modelagem computacional e elaboração de experimentos reais e virtuais no Ensino Tecnológico.

Lucilene da Silva Paes

Foca na pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente no ensino de botânica e no uso de alternativas didáticas que possam promover processos de aprendizado quanto à flora da região amazônica.

Talita Pedrosa Vieira de Carvalho

Possui interesse em pesquisas envolvendo o ensino e a formação de professores com ênfase nas particularidades locais e nas experiências da interlocução entre conhecimento científico e etnoconhecimento; e discutir as políticas de ações afirmativas e diversidade étnico-racial na região no que se refere à formação de professores.

Maria Rutimar de Jesus Belizario

Possui interesse em pesquisas relacionadas: a educação de jovens e adultos: trabalho, políticas públicas e formação de professores. Os estudos e pesquisas sobre essas dimensões focam nos pressupostos da politecnia, trabalho e omnilateralidade nos processos formativos dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação […]

Tacildo de Souza Araújo

Possui interesse em pesquisas que visam:  (i) investigar metodologias que promovam a melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos pelos estudantes, capacitando-os a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas; (ii) desenvolver atividades educacionais que promovam a aprendizagem da matemática de forma interativa e dinâmica, priorizando abordagens que empregam tecnologias digitais no processo de ensino […]

José Pinheiro de Queiroz Neto

Possui interesse em pesquisas que envolvam: (i) políticas e metodologia de ensino e aprendizagem para formação humana integral na EPT; (ii) Estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem em EPT, baseadas em metodologias ativas, tais como Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Design Thinking para Educação, entre outros.; (iii) desenvolvimento de produtos educacionais na área […]

Lais Alves da Gama

Desenvolve pesquisas sobre : (i) estratégias de ensino que discutam possibilidades de construção de sociedades sustentáveis considerando a percepção ambiental dos grupos sociais; (ii) alternativas e metodologias de ensino das questões socioambientais no contexto da educação profissional, fomentando o desenvolvimento de práticas sustentáveis; (iii) Tecnologias Assistivas (TA) alinhadas ao ensino visando a proposição de soluções […]