By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 20/07/2023 12:14

Doutoranda participa do II Encontro de Pesquisa Narrativa nas/das Escolas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove nos próximos dias 19-21/07/23, o II Encontro de Pesquisa Narrativa nas/das Escolas, com o tema “Criação de Saberes Fazeres que emergem dos cotidianos”, no qual a discente Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves apresenta o trabalho “IDENTIDADE DOCENTE REVELADA NA IDENTIDADE NARRATIVA DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS EXATAS” que apresenta a análise das produções autorais construídas por professores em formação inicial, ocorridas durante o estágio em docência de Carmen, no ano de 2019, durante o Mestrado no PPGET, na disciplina “Pesquisa e Prática Pedagógica I” das Licenciaturas do IFAM, cujo docente da turma e co-autor é o orientador, Professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga.

A importância da identidade docente é que os professores se percebam como autores dos seus processos formativos e como esse movimento está imbricado às suas práticas, de forma a ressignificarem suas trajetórias de acordo com seus objetivos para a docência que almejam, ou seja: um processo autoformativo e de in-formação. Ainda, a Comissão Organizadora do evento, convidou Carmen para dirigir a sessão onde apresenta seu trabalho, agendado para dia 20-07-2023, das 12 às 17h, horário do local do evento (GMT-3).

As narrativas dos licenciados foram compiladas em e-book publicado no ano de 2021 e está disponível no repositório do IFAM sob o título “Contar-se na formação inicial: narrativas de licenciandos de um instituto federal de educação” (para acessar, clique aqui), tendo sido seu lançamento no VI Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos (SIPEQ) da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) naquele mesmo ano, por Carmen.