By: Andrea Mendonca Ações PPGET na Escola -- Publicado em: 20/07/2023 12:04

Clube do Jardim Sensorial inicia transferência tecnológica

Aprovado no edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX/IFAM, o Clube do Jardim Sensorial é um projeto que visa consolidar o uso do jardim sensorial como recurso didático transdisciplinar e atuar junto às escolas da educação básica, oferecendo visitas guiadas e capacitação de professores para implantar outros jardins sensoriais adaptados à realidade de cada escola.

No dia 22 de junho, a profa. Nancy Grangeiro fez uma visita ao CMC para conhecer o Jardim Sensorial e discutir estratégias de transferência tecnológica com a Profa. Juliana Lucena e a mestranda Ana Graziela Travassos, após uma palestra realizada por integrantes da equipe do projeto no Centro Educacional Integral Christ Master, durante a Semana do Meio Ambiente. A palestra sobre “Meio ambiente: construindo um futuro sustentável” para turmas do Ensino Fundamental e Médio, foi ministrada por Ana Graziela, Ivanilson Marinho, e Jander Silva, estudante e egresso da Licenciatura em Ciências Biológicas, respectivamente.

No dia 23 de junho, foi a vez do Jardim Sensorial receber uma turma de 12 alunos da Escola Estadual Princesa Isabel acompanhados por suas mediadoras e pelo gestor Prof. Gustavo Raposo. Na oportunidade, os alunos experimentaram andar descalços na trilha sensorial, provar patê de manjericão, chás e sucos regionais, cheirar e tocar as plantas, além de desenhar e brincar muito. Uma das primeiras finalidades dos jardins sensoriais é buscar a aproximação das pessoas com a natureza pelo estímulo dos sentidos, o que possibilita, muitas vezes, melhorar a comunicação interpessoal.

Com as crianças da E.E. Princesa Isabel, a integração foi total, guardadas as diferenças individuais. Uns queriam mais ficar no espaço com as plantas, enquanto outros encontraram seu cantinho na mesa de desenho, ou em frente à smartTV do laboratório IFMaker assistindo vídeos de natureza. As professoras/mediadoras conversaram com a equipe do Jardim Sensorial sobre como serão os momentos de capacitação para os próximos passos de organização de seu próprio jardim, que será um espaço de ensino mais dinâmico com acesso a todas as turmas da escola e não somente para os alunos especiais. As visitas foram enriquecedoras, indicando as potencialidades para a implantação de mais jardins sensoriais, adaptados às realidades das duas escolas.

É importante que a construção seja feita com os alunos para que se sintam parte do processo, aprendendo e ensinando, compartilhando e interagindo com a coletividade, que é um dos pilares do desenvolvimento sustentável.

O produto educacional “Educação e Saúde baseada em ABP” (disponível aqui) nos dá todos os elementos necessários para criar um jardim sensorial com os alunos. Mas, se precisar de ajuda nessa empreitada, fale com a equipe do projeto (nossojardimsensorial@gmail.com.br; juliana.lucena@ifam.edu.br).