By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 20/07/2023 12:27

Nosso Jardim Sensorial participa da solenidade dos 20 anos da FAPEAM

Os pesquisadores do projeto “Uso de jardim sensorial na educação em saúde” foram convidados junto a outros projetos de pesquisa apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM – a participar da solenidade de comemoração de seus 20 anos de existência, celebrada no dia 7 de julho. Na oportunidade, foi lançado o 2º Portifólio de Investimentos e Resultados de Pesquisa do Amazonas, onde o nosso Jardim Sensorial figura entre os projetos da área de Ciências Biológicas.

Para a coordenadora Profa. Dra. Juliana Lucena foi muito gratificante participar da solenidade e figurar entre as pesquisas do 2º Portifólio com um projeto tão representativo de sua trajetória como pesquisadora inserida no ensino, sempre buscando agregar estudantes de diferentes níveis através da pesquisa. O jardim sensorial do IFAM, Campus Manaus Centro foi construído a muitas mãos, desde a idealização do projeto de dissertação e produto educacional de Iarima Lopes, hoje mestra, até a inclusão dos produtos educacionais dos mestres Afonso Souza e Anderson Soares no projeto de pesquisa e das mestrandas Ana Graziela Travassos e Vânia Guida (todos PPGET/IFAM), Ivanilson Marinho e Jander Ramires, estudante e egresso da Licenciatura em Ciências Biológicas, respectivamente. Quanto mais se trabalhava, mais o grupo crescia e mais o jardim floria pelo trabalho colaborativo e aprendizagem mão na massa com os alunos do integrado, especialmente, dos 1º anos de Química.

Na solenidade, se fizeram presentes 4 representantes desses jardineiros maravilhosos: Analu Barros, Gabriela Parente, Rebeca Riebe, e Sílvio Kauê Martins. Os citados foram os atores do fazer pesquisa no jardim sensorial, mas a equipe toda agradece o suporte dado pelo Diretor Geral Prof. Dr. Edson Chaves, e todos os setores do Campus que se empenharam de forma coletiva ou individual para que as plantinhas tivessem seu espaço e o carinho que merecem.

Com os desdobramentos que alcançaram a aprovação de um projeto de pesquisa no edital PROEPT/FAPEAM e no PIBEX/IFAM, o jardim sensorial vai estendendo suas raízes para as escolas públicas municipais e estaduais. Participantes do PIBEX, Karoline Gomes e Ayane Estevam da Licenciatura em Ciências Biológicas, e Lully Silva da Tecnologia em Produção Publicitária, também se fizeram presentes na solenidade.

Os resultados dos 50 projetos estão expressos no Portifólio de forma muito objetiva e criativa, deixando transparecer também aí a força feminina na equipe gestora da FAPEAM. Conforme dados expressos pela Diretora Presidente Profa. Dra. Márcia Perales, nunca se teve tantas mulheres coordenadoras de projetos de pesquisa como hoje. E graças ao edital Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência, o IFAM/CMC conta hoje com o Jardim Sensorial que vem inspirando outras escolas a adotarem esse modelo de ensino pela pesquisa.

Nosso jardim sensorial apresenta uma diversidade de estímulos em cores, formas, sons e sabores da nossa terra que podem servir de recurso didático para aulas de diversos temas, da arte à matemática, da biologia à física, da estatística à comunicação, mas, principalmente, aproximando as pessoas e a natureza, para deixar claro que somos interdependentes e precisamos cuidar uns dos outros.

A equipe do projeto do Jardim Sensorial parabeniza a FAPEAM e agradece a honra de fazer parte desses 20 anos de tantas realizações que engrandecem o estado do Amazonas. Para acessar os portifólios 1 e 2 (nosso projeto está no vol. 2) use o link http://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/ Conheça também o instagram @nossojardimsensorial