• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Grupo de Pesquisa -- Publicado em: 01/02/2024 19:36

Pesquisadores do PPGET dialogam com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS)

Os alunos do Curso de Doutorado em Ensino Tecnológico, pertencentes à turma de 2023, Anderson Colares Soares e Marcela dos Santos Barbosa, orientados pelos professores Lucilene da Silva Paes e Jean Dalmo de Oliveira Marques, ambos da linha 2, participaram hoje (01/02) de uma reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), especificamente, no Departamento de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas (DMCAP).

Os docentes e discentes do PPGET foram recebidos pelo Sr. Marco Antônio Vaz de Lima, que é o gestor das áreas protegidas vinculadas a SEMMAS. O objetivo foi delinear as futuras ações dos projetos intitulados: “NA MARGEM DO RIO NEGRO: CONSTRUINDO SABERES DA TERRA COM ÊNFASE CTSA” e “OFICINAS SUSTENTÁVEIS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NUMA PERSPECTIVA DE CTSA NA RDS DO TUPÉ” na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do TUPÊ. Recentemente, os dois projetos foram submetidos a avaliação da SEMMAS e SEMED com o intuito de terem autorização para serem implementados nas escolas da prefeitura no TUPÊ, alcançando êxito.

Os projetos estão sendo desenvolvidos nas comunidades Agrovila e São João do TUPÊ. Essas comunidades estão situadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, na zona rural de Manaus, à margem esquerda do rio Negro, a aproximadamente 25 km em linha reta do centro da cidade, como acesso exclusivamente fluvial, com acesso pela Marina do David. Inicialmente, os discentes realizaram uma visita às comunidades para compreender a dimensão social, abrangendo os recursos naturais e sua influência nas questões éticas, ambientais e culturais do local.

Esses projetos estão também vinculados ao Grupo de Pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no processo de ensino e aprendizagem (URNAEA), que tem a missão de promover e ampliar as parcerias institucionais, fortalecer os laços entre ensino e pesquisa nas comunidades amazônicas. É um desafio imenso para este grupo, mas não podemos desconsiderar as áreas longínquas na Região Amazônica das ações do URNAEA.