• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

Feliz Natal

Acompanhamento de Egressos

Últimas Notícias

Clique aqui para ver todas as notícias

11dezembro

Aberto Edital de Credenciamento de Docentes para o PPGET

A Comissão de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) (Portaria Nº 811 – GAB/DG/CMC/IFAM, de 10.10.2025), no uso das suas atribuições torna público o Edital Interno No. 004/2025 – PPGET/IFAM, que trata do credenciamento de docentes permanentes para o PPGET, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do […]

19dezembro

Egressa do Mestrado participou do Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE

A egressa do Mestrado, Ma. Suzy Aparecida Batista de Castro apresentou um recorte de sua dissertação de mestrado, acompanhado do produto educacional no 11° CBEE (Congresso Brasileiro de Educação Especial). O evento foi realizado em São Carlos – SP (UFSCAR) e na exposição do seu trabalho, Suzy Batista destacou o papel do professor pesquisador na […]

19dezembro

Mestrando do PPGET é homenageado pela Secretaria Municipal de Educação – Semed

No dia 10 de dezembro de 2025, o mestrando Julio Cesar Brito, que também é professor de Matemática da Rede Pública Municipal de Ensino, foi homenageado como professor destaque do ano pela Plataforma Super Ensino da Semed. A plataforma “Super Ensino” é uma ferramenta digital de reforço escolar adotada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para alunos do […]

19dezembro

Doutoranda do PPGET ministra Minicurso sobre Formação Docente para Inclusão na SEMED- Manaus

Em 26 de novembro de 2025, a doutoranda Maria Izaíra da Silva Gil, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco, conduziu o minicurso intitulado “Formação docente para inclusão: saberes construídos no contexto da diversidade amazônica”, atividade promovida no âmbito da 11º Socialização de Práticas Formativas da Secretaria Municipal de Educação e da […]

17dezembro

Defesa de Dissertação e Produto Educacional de Jorge Luiz Viana de Lima

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM, tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria para a 155ª DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, intitulada: “O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR (VEGETAL) EM UMA ABORDAGEM COM PLANTAS MEDICINAIS AMAZÔNICAS POR MEIO DE RECURSOS DIGITAIS” E do Produto Educacional intitulado: “Da Lâmina ao Design: […]

17dezembro

Defesa de Dissertação e Produto Educacional de Ana Lírcia Mota de Assis

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM, tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria para a 154ª DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, intitulada: “LABORATÓRIOS MAKERS COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: A INFLUÊNCIA DO MODELO TPACK NA RECONSTRUÇÃO DE SABERES.” E do Produto Educacional intitulado: “Percurso formativo: construindo saberes docentes […]

17dezembro

Defesa de Dissertação e Produto Educacional de Paula Cristina Rodrigues da Silva

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM, tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria para a 153ª DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, intitulada: “A  Arte na Construção do Conhecimento Botânico” E do Produto Educacional intitulado: “Portfólio Digital: O Caminho Evolutivo das Plantas até o Ambiente Terrestre” MESTRANDA: Paula Cristina Rodrigues […]

Conheça também

Aqui você pode conferir algumas das ações desenvolvidas pelo PPGET

Revista EDUCITEC

Conheça mais sobre a revista EDUCITEC.

SETA

Visite a página do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.

INNSAEI

Conheça o Centro de Pesquisa e Inovação em Ensino Tecnológico.

Nossos Professores

Aqui você pode conhecer um pouco sobre os interesses de pesquisa de cada um de nossos professores

Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Tem interesse em pesquisas sobre formação de professores a partir das descontinuidades e permanências históricas, em diálogo com a construção de conhecimento sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Cinara Calvi Anic Cabral

Investiga o ensino de Ciências/Biologia e a formação de professores, com base na pesquisa como princípio formativo do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, adotando a abordagem narrativa.

Davi Avelino Leal

Tem como foco a formação de professores, centrando-se nas relações entre as chamadas populações tradicionais (indígenas, negras e ribeirinhas) e o ensino na Educação Profissional e Tecnológica.

Maria Lúcia Tinoco Pacheco

Pesquisa sobre formação de professores com foco na Educação Inclusiva e a construção de uma educação para a diversidade, o que inclui questões de gênero, étnico-raciais, pluralidade cultural, entre outras.

Rosa Oliveira Marins Azevedo

Desenvolve pesquisa no campo da Formação de Professores, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática (Ensino Fundamental) e Educação Profissional e Tecnológica.

Andréa Pereira Mendonça

Pesquisa sobre recursos para o ensino, com foco nas metodologias ativas, no design de atividades centradas no estudante, no desenvolvimento do pensamento computacional e na aprendizagem por projetos.

Edson Valente Chaves

Investiga sobre recursos para o ensino, com atenção especial no desenvolvimento de processos e produtos didáticos para melhorar o ensino de Química na Educação Básica, Profissional e Tecnológica. 

Iandra Maria Weirich Coelho

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, centrando-se no estudo sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais mediada pelas tecnologias digitais e a produção de material didático.

Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

Foca em pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente em temas relacionados ao ensino de Ciências Biológicas, microbiologia e à promoção da saúde, com produção de materiais didáticos regionais.

Jean Dalmo de Oliveira Marques

Investiga sobre recursos para o ensino, com foco na educação ecológica e educação em solos, visando um ensino para a preservação do ecossistema amazônico, bem como o uso e manejo sustentável do solo e da água.

João dos Santos Cabral Neto

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, a fim de promover a aprendizagem do conhecimento físico envolvendo concepções alternativas para o processo de ensinar baseado na Aprendizagem Significativa.

José Anglada Rivera

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, concentrando-se no desenvolvimento e/ou aplicação de software para modelagem computacional e elaboração de experimentos reais e virtuais no Ensino Tecnológico.

Lucilene da Silva Paes

Foca na pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente no ensino de botânica e no uso de alternativas didáticas que possam promover processos de aprendizado quanto à flora da região amazônica.

Talita Pedrosa Vieira de Carvalho

Possui interesse em pesquisas envolvendo o ensino e a formação de professores com ênfase nas particularidades locais e nas experiências da interlocução entre conhecimento científico e etnoconhecimento; e discutir as políticas de ações afirmativas e diversidade étnico-racial na região no que se refere à formação de professores.

Maria Rutimar de Jesus Belizario

Possui interesse em pesquisas relacionadas: a educação de jovens e adultos: trabalho, políticas públicas e formação de professores. Os estudos e pesquisas sobre essas dimensões focam nos pressupostos da politecnia, trabalho e omnilateralidade nos processos formativos dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação […]

Tacildo de Souza Araújo

Possui interesse em pesquisas que visam:  (i) investigar metodologias que promovam a melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos pelos estudantes, capacitando-os a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas; (ii) desenvolver atividades educacionais que promovam a aprendizagem da matemática de forma interativa e dinâmica, priorizando abordagens que empregam tecnologias digitais no processo de ensino […]

José Pinheiro de Queiroz Neto

Possui interesse em pesquisas que envolvam: (i) políticas e metodologia de ensino e aprendizagem para formação humana integral na EPT; (ii) Estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem em EPT, baseadas em metodologias ativas, tais como Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Design Thinking para Educação, entre outros.; (iii) desenvolvimento de produtos educacionais na área […]

Lais Alves da Gama

Desenvolve pesquisas sobre : (i) estratégias de ensino que discutam possibilidades de construção de sociedades sustentáveis considerando a percepção ambiental dos grupos sociais; (ii) alternativas e metodologias de ensino das questões socioambientais no contexto da educação profissional, fomentando o desenvolvimento de práticas sustentáveis; (iii) Tecnologias Assistivas (TA) alinhadas ao ensino visando a proposição de soluções […]