• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

Educação Básica

Nossas Publicações

Conheça nossas publicações.

Acompanhamento de Egressos

Últimas Notícias

Clique aqui para ver todas as notícias

26novembro

Professora da UFPA participa da culminância da disciplina “Docência e Formação de professores: articulações com o Ensino Tecnológico”

A Profa. Dra. France Sarmanho Fraiha que é professora permanente do PPGDOC (Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas), da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante seu intercâmbio científico no PPGET/IFAM, participou de uma atividade de culminância da disciplina “Docência e Formação de professores: articulações com o Ensino Tecnológico”, ministrada pelas […]

24novembro

Resultado Preliminar da Etapa II – Avaliação do Currículo Lattes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), por meio da Comissão do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico no curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Turma 2026, torna público o resultado preliminar dos aprovados na Etapa II – Avaliação do Currículo Lattes. Para acessar […]

20novembro

Reunião do GEPROFET terá participação da Profa. France Fraiha (PPGDOC/UFPA)

No dia 21 de novembro, às 14h (horário de Manaus), o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET) recebe a Profa. Dra. France Fraiha (PPGDOC/UFPA) para tratar da temática: “Produto Educacional para Formação de Professores: riscos e fronteiras no processo de elaboração”, com mediação da Profa. Dra. Rutimar […]

11novembro

Seminário de Projetos – Turma de Mestrado 2025

Nos dias 18 e 19 de novembro ocorrerá o Seminário de Projetos da Turma de Mestrado do PPGET 2025. O Seminário ocorrerá de forma presencial, no Miniauditório 3 do IFAM/CMC, sendo aberto ao público. No total, haverá doze (12) apresentações de alunos sobre seus respectivos projetos de pesquisa, os quais serão avaliados por uma banca de […]

10novembro

Resultado da Interposição de Recursos e Resultado Final da Etapa I do Processo Seletivo para o Mestrado – Turma 2026

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), por meio da Comissão do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, turma 2026, torna público:

05novembro

Iniciativa pioneira de doutorando do PPGET desenvolve competências em análise e comunicação visual de dados em alunos de Engenharia da UEA

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sediou o curso “Visualização de Dados na Prática: da Análise à Construção de Dashboards Interativos”. A iniciativa, desenvolvida no âmbito da pesquisa de Doutorado em […]

Conheça também

Aqui você pode conferir algumas das ações desenvolvidas pelo PPGET

Revista EDUCITEC

Conheça mais sobre a revista EDUCITEC.

SETA

Visite a página do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.

INNSAEI

Conheça o Centro de Pesquisa e Inovação em Ensino Tecnológico.

Nossos Professores

Aqui você pode conhecer um pouco sobre os interesses de pesquisa de cada um de nossos professores

Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Tem interesse em pesquisas sobre formação de professores a partir das descontinuidades e permanências históricas, em diálogo com a construção de conhecimento sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Cinara Calvi Anic Cabral

Investiga o ensino de Ciências/Biologia e a formação de professores, com base na pesquisa como princípio formativo do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, adotando a abordagem narrativa.

Davi Avelino Leal

Tem como foco a formação de professores, centrando-se nas relações entre as chamadas populações tradicionais (indígenas, negras e ribeirinhas) e o ensino na Educação Profissional e Tecnológica.

Maria Lúcia Tinoco Pacheco

Pesquisa sobre formação de professores com foco na Educação Inclusiva e a construção de uma educação para a diversidade, o que inclui questões de gênero, étnico-raciais, pluralidade cultural, entre outras.

Rosa Oliveira Marins Azevedo

Desenvolve pesquisa no campo da Formação de Professores, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática (Ensino Fundamental) e Educação Profissional e Tecnológica.

Andréa Pereira Mendonça

Pesquisa sobre recursos para o ensino, com foco nas metodologias ativas, no design de atividades centradas no estudante, no desenvolvimento do pensamento computacional e na aprendizagem por projetos.

Edson Valente Chaves

Investiga sobre recursos para o ensino, com atenção especial no desenvolvimento de processos e produtos didáticos para melhorar o ensino de Química na Educação Básica, Profissional e Tecnológica. 

Iandra Maria Weirich Coelho

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, centrando-se no estudo sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais mediada pelas tecnologias digitais e a produção de material didático.

Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

Foca em pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente em temas relacionados ao ensino de Ciências Biológicas, microbiologia e à promoção da saúde, com produção de materiais didáticos regionais.

Jean Dalmo de Oliveira Marques

Investiga sobre recursos para o ensino, com foco na educação ecológica e educação em solos, visando um ensino para a preservação do ecossistema amazônico, bem como o uso e manejo sustentável do solo e da água.

João dos Santos Cabral Neto

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, a fim de promover a aprendizagem do conhecimento físico envolvendo concepções alternativas para o processo de ensinar baseado na Aprendizagem Significativa.

José Anglada Rivera

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, concentrando-se no desenvolvimento e/ou aplicação de software para modelagem computacional e elaboração de experimentos reais e virtuais no Ensino Tecnológico.

Lucilene da Silva Paes

Foca na pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente no ensino de botânica e no uso de alternativas didáticas que possam promover processos de aprendizado quanto à flora da região amazônica.

Talita Pedrosa Vieira de Carvalho

Possui interesse em pesquisas envolvendo o ensino e a formação de professores com ênfase nas particularidades locais e nas experiências da interlocução entre conhecimento científico e etnoconhecimento; e discutir as políticas de ações afirmativas e diversidade étnico-racial na região no que se refere à formação de professores.

Maria Rutimar de Jesus Belizario

Possui interesse em pesquisas relacionadas: a educação de jovens e adultos: trabalho, políticas públicas e formação de professores. Os estudos e pesquisas sobre essas dimensões focam nos pressupostos da politecnia, trabalho e omnilateralidade nos processos formativos dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação […]

Tacildo de Souza Araújo

Possui interesse em pesquisas que visam:  (i) investigar metodologias que promovam a melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos pelos estudantes, capacitando-os a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas; (ii) desenvolver atividades educacionais que promovam a aprendizagem da matemática de forma interativa e dinâmica, priorizando abordagens que empregam tecnologias digitais no processo de ensino […]

José Pinheiro de Queiroz Neto

Possui interesse em pesquisas que envolvam: (i) políticas e metodologia de ensino e aprendizagem para formação humana integral na EPT; (ii) Estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem em EPT, baseadas em metodologias ativas, tais como Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Design Thinking para Educação, entre outros.; (iii) desenvolvimento de produtos educacionais na área […]

Lais Alves da Gama

Desenvolve pesquisas sobre : (i) estratégias de ensino que discutam possibilidades de construção de sociedades sustentáveis considerando a percepção ambiental dos grupos sociais; (ii) alternativas e metodologias de ensino das questões socioambientais no contexto da educação profissional, fomentando o desenvolvimento de práticas sustentáveis; (iii) Tecnologias Assistivas (TA) alinhadas ao ensino visando a proposição de soluções […]