By: Thalia Colares Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 03/09/2024 18:17

Professora e egressa do PPGET realizaram oficina de construção de terrários na Creche Magdalena Arce Daou

Um contato recente entre a Profa. Maria Raquel Santos (aluna do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI) e a Profa. Dra. Juliana Lucena (PPGET/IFAM) para uma visita ao Nosso Jardim Sensorial (NJS) do IFAM/CMC, tendo em vista a realização de ações voltadas à educação infantil na Creche Municipal Magdalena Arce Daou, resultou numa parceria para várias atividades em educação ambiental e inclusiva. De início, foi planejada uma oficina de construção de terrários com as professoras e com as crianças de 3-4 anos (maternal 2 e 3), com uma socialização dos trabalhos com a comunidade no formato de feira de ciências. A ideia das professoras da creche era inspirada na exposição “Micromundo do Jardim Sensorial” realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2023.

A visibilidade desse evento anterior chamou sua atenção pela conta do Instagram @nossojardimsensorial, e elas decidiram montar uma feira de ciências no mesmo estilo. No 1º dia, na creche com as professoras, a Profa. Juliana e a egressa do PPGET, Ana Graziela Gomes, explicaram e demonstraram os conceitos envolvidos na ecologia dos terrários, bem como os princípios de sua construção. A oficina abordou o equilíbrio entre luz, água e seres vivos, permitindo que as educadoras transmitissem esses conceitos de maneira lúdica e adaptada para os pequenos. Os temas dos terrários de cada turminha foram escolhidos com as crianças, e garantiram um envolvimento genuíno por parte delas nos dois encontros mão-na-massa.

Cada terrário foi concebido para representar um “micromundo” específico, com temas como “Animais da Floresta”, “Formigas”, “Aranhas” e “Povos Ribeirinhos & Flora e Fauna Amazônica”. A partir dessas escolhas, cada turma criou e decorou seus terrários utilizando materiais reaproveitados e sustentáveis. Esse processo permitiu que as crianças colocassem a mão na massa, estimulando sua criatividade e imaginação por meio de uma abordagem prática e do espírito de “faça você mesmo”. O último dia foi a socialização com a comunidade, momento em que as salas temáticas incluíram os terrários na decoração e os pequenos, junto com as professoras, puderam mostrar suas obras e se divertir nos cenários criados. O NJS surgiu de uma pesquisa de mestrado da egressa Iarima Lopes e já se desdobrou em vários outros projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o apoio do IFAM e da FAPEAM através dos programas PIBEX, PIBIC, PAIC, POSGRAD, AMAZÔNIDAS e PROEPT (em parceria com o CETAM). A equipe agradece o empenho e dedicação de todas as professoras da Creche Magdalena Arce Daou, em especial à Profa. Maria Raquel e à gestora Profa. Jucilene Seixas de Carvalho que carinhosa e criativamente acolheram a educação ambiental na primeira infância incorporando as ações do Nosso Jardim Sensorial!