Que rumos metodológicos foram adotados em pesquisas com narrativas de professores que ensinam Matemática nos últimos dez anos? Com essa inquietação, o doutorando Felipe da Costa Negrão em parceria com a professora Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho constituíram o artigo “NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RUMOS E MOVIMENTOS DE PESQUISA”, publicado na Revista Eletrônica de Educação Matemática (Qualis A3).
O artigo é oriundo das discussões promovidas na disciplina “Escrita e publicação de artigos científicos na área de Ensino”, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) e ministrada pela Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho.
O objetivo dos autores é fornecer um panorama sucinto da produção científica sobre Narrativas de professores que ensinam Matemática, explicitando os seguintes elementos: abordagens metodológicas, tipos de análises e dispositivos de formação e/ou instrumentos de produção de dados. Os resultados revelaram que a História Oral e a Pesquisa Narrativa foram as metodologias mais utilizadas pelos pesquisadores da Educação Matemática. A Análise Narrativa também se destacou como uma opção analítica comumente empregada. As entrevistas, em suas diversas formas, foram os instrumentos mais adotados para a produção de dados. Com base nas evidências encontradas, os autores concluem que as narrativas de professores que ensinam Matemática, no contexto da pesquisa científica, desempenham um papel importante na promoção da autonomia docente e no aprimoramento da prática pedagógica.
Para acessar o artigo científico, clique aqui.