By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 12/09/2018 18:24

Mestrandos do MPET ministram oficina de realidade virtual no Evento nacional de Ensino de Biologia

Realizado neste ano na Universidade Federal do Pará, o VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia contou com a participação de diversos alunos e profissionais de todas as partes do Brasil com intuito de aprender e contribuir com o ensino das ciências biológicas. Foi nesse contexto de colaboração que os alunos do Henrique Lima e Janny Christiny, sob orientação da professora Dra Lucilene Paes, aplicaram a oficina “Realidade Virtual para o ensino de Biologia (Botânica)”.  A oficina teve o intuito de apresentar essa ferramenta para os participantes e as suas possibilidades, assim como ensiná-los a montar os óculos de realidade virtual de baixo custo (Google CardBoard). Segundo Henrique, a realidade virtual é uma solução inovadora que proporciona uma imersão ao ambiente virtual. Essa experiência, possibilita fazer novas descobertas em ambientes totalmente diferenciados, ademais, quando unimos a Realidade virtual ao ensino de Botânica o professor pode proporcionar aos seus alunos o contato com diversos tipos de ambiente florísticos, podendo ir à Floresta Amazônica, até o parque das gigantescas sequoias (pinheiros) na California, Estados Unidos. Dessa forma, a aula fica mais interessante, prazerosa e divertida. Já a mestranda Janny Christiny, complementa que a Realidade Virtual pode ajudar o professor a quebrar diversas “barreiras” que existem na escola, pois observou-se que estes problemas não estão restritos apenas no Amazonas, mas são comuns nas escolas de todo o Brasil.  Muitas vezes o professor tem intenções de melhorar o ensino de biologia aplicando outras estratégias de ensino, mas diversas vezes essas mudanças são barradas pela impossibilidade de conseguir ônibus para levar os alunos para uma visita, ou mesmo, os professores de outras disciplinas colocam dificuldades em liberá-los, visto que esses passam horas fora da escola. Devido a esses e outros empecilhos, o professor de biologia desanima-se e fica apenas na aula expositiva com o uso de livro didático.
Em resumo, ambos os mestrandos explicitam que foi um momento único e prazeroso em que puderam compartilhar os seus conhecimentos e trocar experiências e saberes com todos os participantes.