By: Gilmara Maquine Publicações -- Publicado em: 05/04/2023 16:41

Mestrandas publicam capítulos em e-book

As mestrandas Silvia Carvalho Vieira e Rayka Justiniano de Figueiredo, e seus orientadores Prof. Dr. Davi Avelino e Profa. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco, respectivamente, alunas e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), tiveram artigos publicados em um e-book com a participação de pesquisadores de diversas regiões do Brasil. Os estudos têm como base a Análise Textual Discursiva (ATD) e originaram-se como prática final do curso: Análise Textual Discursiva: teoria na prática, que foi realizado no período de agosto a setembro de 2022.

O e-book intitulado Análise Textual Discursiva: teoria na prática – um mosaico de pesquisa autoral, foi organizado pelos professores do curso Arthur Rezende da Silva e Valéria de Souza Marcelino e publicado pela editora Encontrografia.

O artigo da mestranda Silvia Carvalho Vieira e de seu orientador, Prof. Dr. Davi Avelino Leal, intitula-se Análise Textual Discursiva (DTA): ferramentas metodológicas para análise da dimensão formativa do professor no Proeja Indígena (265-284) e constitui uma parte de sua dissertação de mestrado intitulada: Pedagogia da Alternância e Atuação Docente: Uma Experiência com o Proeja Indígena no IFAM Campus Maués (2018-2023). O ponto de partida do artigo foi um trecho de entrevista realizada com um professor que relatou sua experiência com a pedagogia da alternância no Proeja Indígena. Com base nesses dados, os autores aplicaram o método da Análise Textual Discursiva por meio de exercícios que articularam a teoria com a prática.

O artigo escrito pela mestranda Rayka Justiniano de Figueiredo e sua orientadora Profa. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco, intitulada Produção de Dados do DTA na Pesquisa Acadêmica sobre Diversidade Cultural (244-255), foi desenvolvida a partir de um recorte do projeto de pesquisa de mestrado em andamento: Imigrantes nas Escolas Públicas de Manaus: Reflexões e Desafios na Perspectiva da formação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com pedagogos e professores de Língua Portuguesa para alunos imigrantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Esses profissionais trabalham para incluir estudantes imigrantes, em sua maioria venezuelanos, que residem nas proximidades do centro de Manaus.

Para acessar ao E-book, clique no link https://encontrografia.com/wp-content/uploads/2023/03/Ebook_Analise-Textual-Discursiva-mosaico-de-pesquisas-autorais.pdf