By: Gilmara Maquine Integração com a comunidade -- Publicado em: 04/10/2022 16:45

Egresso e equipe realizam o Projeto de Extensão Kombi_nando Saberes no âmbito da rede municipal de ensino de Lábrea/AM

O egresso do PPGET Turma de Mestrado do ano de 2016, o Me. Antonio Paulino dos Santos (e equipe do projeto) realizou neste dia 22/09/2022, na Escola Municipal Turma da Mônica, região periférica da cidade de Lábrea, Estado do Amazonas, o projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes: compartilhando conhecimento através da leitura (de si, do outro, do mundo!)”.

O projeto consiste na customização de uma kombi em biblioteca itinerante, que visitará escolas da rede municipal de ensino, em Lábrea/AM, objetivando contato daqueles estudantes primários com livros físicos, de modo a contribuir com a leitura, mas particularmente com a possibilidade de geração de diálogo entre estes e os diversos atores partícipes do projeto, o que culminará com o compartilhamento de vivências e experiências, enaltecendo as histórias de vida e partilhando saberes.

Dada a execução do projeto na supracitada escola, foram atendidos todos os 250 estudantes, do 1º ao 5º ano, participando de todas as 5 atividades inerentes ao projeto: espaço alternativo de leitura, contação e criação de histórias e teatro de fantoches e de cidadania, realizadas nos turnos matutino e vespertino. Foi uma experiência magnífica!

Segundo a proposta, o projeto visitará mais três escolas, inclusive uma da zona rural. Após a sua finalização (Dezembro/2022), será transformado em programa a ser realizado de forma permanente pelo IFAM campus Lábrea.

O projeto está diretamente ligado à dissertação do egresso no sentido de asseverar a importância da leitura, da escrita e da socialização de todos os estudos (e pesquisas) realizados, o que influencia diretamente o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos atores envolvidos, visando a educação de qualidade tão almejada.

É a afirmação do esforço, comprometimento e dedicação com os quais o PPGET tem chegado aos rincões do nosso Estado do Amazonas, como tem chegado em Lábrea, através da idealização, escrita, planejamento, execução e avaliação do presente projeto – que partilha saberes, conhecimento, através do diálogo e do incentivo à leitura. Portanto, uma ação de extensão com inserção social e integração à comunidade e à educação básica, experiência que contribuirá demasiado à Educação de Lábrea e servirá, inclusive, como pretexto para a realização de projetos correlatos no âmbito do IFAM campus Lábrea ou de outros estabelecimentos de ensino.

A matéria sobre o projeto pode ser conferida em: http://www2.ifam.edu.br/campus/labrea/noticias/projeto-de-extensao-201ckombi_nando-saberes201d/view