Os alunos do MPET Patrícia Lavor e Adrielso Calandrini desenvolveram um trabalho de aplicação de recursos de acessibilidade em um produto educacional do MPET, considerando o público cego e surdo. Como resultado deste trabalho, tem-se um vídeo que inclui libras, legenda, narração e audiodescrição para tornar acessível o produto intitulado “Atendimento Educacional Especializado: função e operacionalização” da Mestre Júlia Graziela (egressa do MPET), sob a orientação da Profa. Dra. Elaine Guerreiro.
O trabalho desenvolvido por Patrícia e Adrielso marca a produção do primeiro produto acessível desenvolvido pelo MPET. Para isto, os alunos contaram com uma equipe multidisciplinar que envolveu intérpretes de libras, equipe de audio-descrição, profissionais de áudio e vídeo, equipe de edição, entre outros.
O trabalho foi resultado de uma das atividades desenvolvidas na disciplina “Aplicação das Tecnologias no Ensino”, ministrada pela Profa. Andréa Mendonça. Nesta atividade houve a intensa parceria com as professoras do MPET – Lúcia Tinoco e Elaine Guerreiro.
O vídeo produzido pelos alunos está disponível neste link.
Os alunos Patrícia e Adrielso estão trabalhando em um guia de orientações para auxiliar outros alunos na elaboração de produtos educacionais acessíveis, o qual será disponibilizado em breve.
O MPET parabeniza os alunos por esse marco na produção de produtos educacionais acessíveis e também agradece e parabeniza a todos os profissionais envolvidos na produção.
Júlia Graziela Queiroz – Autora do produto “Atendimento Educacional Especializado: Função e Operacionalização”.
Profa. Lúcia Tinoco e Silvia Janaina Pimentel – Produção da audiodescrição.
Hamilton Gadelha – Designer (capa).
Janduy Neto – Gravação de Áudio.
Charles Johnson Lima – Tradutor Intérprete em Libras.
Hugo Bueno Badaró – Equipe de gravação.
Thaumaturgo Souza – Editor.