• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Thalia Colares Publicações -- Publicado em: 05/06/2024 17:16

Mapeamento de Produtos Educacionais com Narrativas é Tema de Artigo Científico

O doutorando Felipe da Costa Negrão da Turma 2022 em colaboração com o professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga publicaram o artigo “PRODUTOS EDUCACIONAIS E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENSINO?” na Revista Cocar – Qualis A2.

O artigo teve o objetivo de inventariar e analisar produtos educacionais da área de Ensino que adotam narrativas (auto)biográficas como dispositivo para aprendizagem e/ou formação de professores. O mapeamento de produtos educacionais relacionados à temática de pesquisa de doutorandos vinculados a programas profissionais é amplamente recomendado por pesquisadores da área (Curi; Gazire; Rôças; Rizzatti; Alves; Oliveira; Quartieri; Domingues, 2021). Dessa forma, Negrão e Gonzaga (2024) elaboraram uma matriz de referência com o link dos repositórios institucionais dos programas de pós-graduação da área de Ensino, o que contribuiu para o mapeamento de 33 produtos educacionais correlatos às palavras-chave: autobiografia(s); contar de si; escrita(s) de si; narrativa(s) de si; e narrativa(s) (auto)biográficas.

Esses produtos foram organizados em duas categorias de análise: cursos de formação profissional e materiais didáticos/instrucionais, em atenção a classificação padrão da própria CAPES. Os resultados do mapeamento evidenciaram a pluralidade de abordagens didático-pedagógicas com narrativas (auto)biográficas na área de Ensino, mas também destacam a necessidade dos pesquisadores apresentarem orientações claras para viabilizar a replicação dos seus produtos em outros cenários educativos.

O artigo científico pode ser acessado em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7715