A egressa de nossa primeira turma do Mestrado, Maria do Carmo Ferreira de Andrade, defendeu sua tese de doutorado no dia 02/09/2022, na UFAM, no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia.
“NOCHÊ HUNJAÍ EMÍLIA DE TÓY LISSÁ AGBÊ MANJÁ E O CENTRO DE TAMBORES MINA GÊGE–NAGÔ DE TÓY LISSÁ AGBÊ MANJÁ” – MANAUS/AM foi o tema da pesquisa de campo desenvolvida ao longo dos quatro anos de doutorado que teve por objetivo, investigar a trajetória de vida da Nochê Hunjaí Emília de Tóy Lissá Agbê Manjá (nome religioso) Mãe Emília, nos campos religioso, social e político a serviço das comunidades tradicionais de terreiros em Manaus/AM. Religiosa e sacerdotisa do Tambor de Mina Gêge Nagô em Manaus.
Nas palavras da, agora, Dra. Maria do Carmo Ferreira de Andrade: “Meu reconhecimento e agradecimento no final desta etapa de minha formação, é compartilhado com todos os professores do Mestrado do IFAM da primeira turma, principalmente à Dra. Professora Ana Cláudia Ribeiro de Souza (ex- orientadora) pela competência intelectual, companheirismo e por sempre alimentar em minhas buscas a disciplina e resiliência nos estudos. Obrigada professores. Dedico este título também a vocês. A trilha continua, iremos em busca do pós-doc. O Amazonas necessita de pesquisas em religião dentre outras”.