• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

Revista Educitec

Aniversário do PPGET

Produtos Educacionais

Últimas Notícias

Clique aqui para ver todas as notícias

04agosto

Doutoranda ministrou Oficina de Produtos Educacionais no IFRR

A doutoranda Marcella Sarah Filgueiras de Farias Barroso conduziu duas oficinas sobre Produtos Educacionais nos dias 17 de junho e 2 de julho de 2024, destinadas aos alunos da disciplina eletiva “Produção de Recursos Educacionais” do ProfEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) no Instituto Federal de Roraima, Campos Boa Vista (IFRR/CBV). As […]

02agosto

Prática Profissional da Doutoranda Jordane Lima Dias Oliveira

A doutoranda Jordane Lima Dias Oliveira realizou, no período de 09/03/2024 a 20/04/2024, a aplicação da prática profissional, com 14 professores da Rede Federal de Educação. Na aplicação da prática profissional, Jordane Oliveira fez uma primeira avaliação de seu produto educacional “EJA EPT com Pedagogia da Alternância: o que é? como se faz?”, um curso […]

10julho

Professores da UENP realizaram Visita Técnica ao PPGET

No dia 21/06/2024 (sexta-feira), uma comissão formada por seis professores do PPGEN (Programa de Pós-Gradução em Ensino), da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), realizaram uma visita técnica ao PPGET/IFAM. No turno matutino, os professores da UENP se reuniram com os professores do PPGET e realizaram um diálogo sobre elaboração de produtos educacionais, tendo […]

10julho

Egressa e Professora do PPGET participaram de um Diálogo na UEPA sobre Produto Educacional

No dia 29/06/2024 (sábado), a Ma. Luciana Kettle e a Profa. Dra. Andréa Mendonça participaram de uma atividade na disciplina “Produtos Educacionais para o Ensino de Ciências” do PPGEECA (Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônica, da UEPA (Universidade do Estadual do Pará). A participação na disciplina teve como finalidade dialogar […]

10julho

O Uso de Diários Narrativos na Formação Inicial de Professores é Tema de Artigo Publicado em Dossiê Especial da Revista ARETÉ

O doutorando Felipe da Costa Negrão em colaboração com sua orientadora Dra. Cinara Anic Calvi publicaram o artigo “ASPECTOS FORMATIVOS DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA EM DIÁRIOS NARRATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES POLIVALENTES” no dossiê “(Auto) biografar-se em outros modos de viver, pesquisar e professorar no Ensino de Ciências” organizado pela Revista Areté – Qualis A1. O artigo […]

20junho

Roda de Conversa sobre “Letramento Racial para Descolonizar: Contribuições das leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma Educação Antirracista.

A professora Cristina Araújo da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, convidou a mestra Rafaela Fonseca da Silva, que foi orientanda do Dr. Tarcisio Serpa Normando no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico – PPGET, para Roda de Conversa na disciplina: Escola , Comunidade e Cultura, na turma do 9º período de Pedagogia da […]

20junho

Chamada EDUCITEC – Dossiê Temático sobre Produto/Processo Educacional: Concepção e Avaliação em Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino

Esta chamada especial da Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) tem como temática central Produto/Processo Educacional: Concepção e Avaliação em Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino. A chamada contempla manuscritos que apresentem resultados de pesquisas e/ou produção acadêmico-científica desenvolvidos em Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino, que contribuam para a […]

12junho

SAEPT 2024 será realizado pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFAM

O Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica – SAEPT, objetiva ampliar o debate sobre a Educação Profissional e Tecnológica no contexto amazônico, bem como representa um movimento de consolidação e ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFAM. Neste ano, o Simpósio está […]

11junho

Calendário do PPGET 2024.2

A Coordenação do PPGET torna público o calendário do segundo semestre acadêmico de 2024. Para acessar, clique aqui.

07junho

Professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná visitarão o PPGET

No dia 21/06/2024 (sexta-feira), seis professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Campus Cornélio Procópio) que atuam no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) farão uma visita técnica ao PPGET/IFAM. Nesta visita técnica serão realizadas duas atividades: Trata-se de um momento muito rico de interação e colaboração entre PPGs da área do […]

Conheça também

Aqui você pode conferir algumas das ações desenvolvidas pelo PPGET

Revista EDUCITEC

Conheça mais sobre a revista EDUCITEC.

SETA

Visite a página do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.

INNSAEI

Conheça o Centro de Pesquisa e Inovação em Ensino Tecnológico.

Nossos Professores

Aqui você pode conhecer um pouco sobre os interesses de pesquisa de cada um de nossos professores

Amarildo Menezes Gonzaga

Desenvolve pesquisas relacionadas a temas emergentes sobre os desafios da (auto) formação de professores, considerando suas histórias, contadas em metodologias centradas em cartas biográficas.

Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Tem interesse em pesquisas sobre formação de professores a partir das descontinuidades e permanências históricas, em diálogo com a construção de conhecimento sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Cinara Calvi Anic Cabral

Investiga o ensino de Ciências/Biologia e a formação de professores, com base na pesquisa como princípio formativo do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, adotando a abordagem narrativa.

Davi Avelino Leal

Tem como foco a formação de professores, centrando-se nas relações entre as chamadas populações tradicionais (indígenas, negras e ribeirinhas) e o ensino na Educação Profissional e Tecnológica.

Elaine Maria Bessa R. Guerreiro

Pesquisa sobre formação de professores, centrando-se na Educação Especial, nos modos de mediação docente em sala de aula e nas políticas públicas para a construção de um sistema educacional inclusivo.

Josiani Mendes Silva

Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, centrando-se no estudo das concepções de avaliação da aprendizagem e seus reflexos na dinâmica do ensino e da sala de aula.

Maria Lúcia Tinoco Pacheco

Pesquisa sobre formação de professores com foco na Educação Inclusiva e a construção de uma educação para a diversidade, o que inclui questões de gênero, étnico-raciais, pluralidade cultural, entre outras.

Nilton Paulo Ponciano

Pesquisa sobre formação de professores e a prática do ofício de professor na cotidianidade da sala de aula pelo viés da história de vida, memória e história oral de professores, (auto)biografia, narrativa e formação.  

Rosa Oliveira Marins Azevedo

Desenvolve pesquisa no campo da Formação de Professores, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática (Ensino Fundamental) e Educação Profissional e Tecnológica.

Tarcisio Serpa Normando

Tem como foco de pesquisa a formação de professores, especialmente no que diz respeito as culturas escolares: sujeitos, espaços e práticas de ensino ligadas a educação básica e/ou técnica e tecnológica; articulações entre os processos de ensinagem e as culturas escolares na educação no campo em instituições de educação básica e/ou técnica e tecnológica; história […]

Adriano Teixeira de Oliveira

Pesquisa sobre recursos para o ensino, centrando-se no ensino na área do reino Animal, considerando diferentes perspectivas (características biológicas, diversidade, bem-estar, entre outros).

Andréa Pereira Mendonça

Pesquisa sobre recursos para o ensino, com foco nas metodologias ativas, no design de atividades centradas no estudante, no desenvolvimento do pensamento computacional e na aprendizagem por projetos.

Edson Valente Chaves

Investiga sobre recursos para o ensino, com atenção especial no desenvolvimento de processos e produtos didáticos para melhorar o ensino de Química na Educação Básica, Profissional e Tecnológica. 

Iandra Maria Weirich Coelho

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, centrando-se no estudo sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais mediada pelas tecnologias digitais e a produção de material didático.

Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

Foca em pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente em temas relacionados ao ensino de Ciências Biológicas, microbiologia e à promoção da saúde, com produção de materiais didáticos regionais.

Jean Dalmo de Oliveira Marques

Investiga sobre recursos para o ensino, com foco na educação ecológica e educação em solos, visando um ensino para a preservação do ecossistema amazônico, bem como o uso e manejo sustentável do solo e da água.

João dos Santos Cabral Neto

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, a fim de promover a aprendizagem do conhecimento físico envolvendo concepções alternativas para o processo de ensinar baseado na Aprendizagem Significativa.

José Anglada Rivera

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, concentrando-se no desenvolvimento e/ou aplicação de software para modelagem computacional e elaboração de experimentos reais e virtuais no Ensino Tecnológico.

Lucilene da Silva Paes

Foca na pesquisa sobre recursos para o ensino, especialmente no ensino de botânica e no uso de alternativas didáticas que possam promover processos de aprendizado quanto à flora da região amazônica.

Vitor Bremgartner da Frota

Desenvolve pesquisas sobre recursos para o ensino, centrando-se em temas que envolvem robótica educacional, desenvolvimento do pensamento computacional e novos métodos de ensino mediados por tecnologias.