By: Gilmara Maquine Integração com a comunidade -- Publicado em: 17/11/2022 16:24

Professor e Mestrandas do PPGET participam de eventos relacionados à Consciência Negra

O Professor Permanente do PPGET, Dr. Tarcisio Normando, e suas orientandas do mestrado, Rafaela Fonseca e Tereza Santos, participarão de eventos alusivos ao mês da Consciência Negra no IFAM.

No dia 17 de novembro, às 18h, durante o I Encontro do NEABI/CMC e o Mês da Consciência Negra, cujo tema é “Por uma Educação Antirracista”, o Prof. Tarcisio Normando participará da Mesa Redonda intitulada Questões Étnico-Raciais na Educação e abordará a autoformação para uma educação antirracista. Será debatedora também a Profa. Dra. Claudina Maximiano e a mediação será feita pela Dra. Renata Maria da Silva e acontecerá no auditório Alberto Furtado do Campus Manaus Centro.

No dia 18, às 16h15, as mestrandas Rafaela Fonseca e Tereza Santos farão a palestra Uma Educação Antirracista, também no mesmo auditório. As alunas do PPGET estão vinculadas à Linha 1 de Pesquisa, Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico, e ambas discutem a formação de professores para uma educação antirracista: enquanto Rafaela pensa o tema voltado para os docentes do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito a partir de suas culturas escolares, Tereza discute a formação numa escola pública manauara sob a perspectiva de uma pedagogia decolonial.

O NEABI é o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena e o I Encontro acontecerá nos dia 17 e 18 de novembro em vários espaços do Campus Manaus Centro com palestras, mesas redondas, oficinas e atividades culturais No dia 24 de novembro, às 9h30, a TV IFAM transmitirá a palestra Políticas de cotas: reparação histórica necessária e a construção de uma educação antirracista e contará com a mestranda Rafaela Fonseca e a Profa. Joyce Silva (NEABI IFRJ) e contará com mediação da Roberta Enir Faria Neves de Lima. A transmissão também faz parte das atividades alusivas ao mês da Consciência Negra promovida pelo IFAM.