By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 17/11/2022 16:29

Doutorandos apresentam trabalho no XXX Seminário Internacional: A formação de Professores para o Mercosul/CONE SUL

Os doutorandos Felipe da Costa Negrão e Luciani Andrade de Andrade participaram do XXX Seminário Internacional: A Formação de professores para o Mercosul/Cone Sul organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com trabalhos originários das discussões da disciplina “Vivências na formação de professores e no trabalho docente no contexto do Ensino Tecnológico” do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O trabalho “Desenvolvimento profissional como caminho para a formação contínua do professor” de autoria de Luciani Andrade de Andrade, Amarildo Menezes Gonzaga e Rosa Oliveira Marins Azevedo teve o objetivo de apresentar contribuições teóricas norteadoras para uma formação docente contínua e em consonância com os contextos da escola em que o fazer docente é imperativo, bem como o entendimento de que a profissão docente assim como qualquer outra profissão precisa ser aprendida. Tais contribuições teóricas buscam demonstrar que a formação do professor pode ser conduzida por meio de uma estrutura em que a formação docente, que se inicia na universidade, prossiga por toda a sua vida professoral o que se constitui como desenvolvimento profissional.

O trabalho “Escola como cenário de aprendizagem da docência” dos autores Felipe da Costa Negrão, Rosa Oliveira Marins Azevedo e Cinara Calvi Anic apresentam indícios presentes na literatura de formação de professores que compreendem a escola como cenário de aprendizagem da docência. Metodologicamente, configura-se como um estudo bibliográfico, a partir da tríade leitura, escrita (registro) e comunicação, impulsionada pelas discussões oportunizadas pela disciplina obrigatória da linha de pesquisa de Formação de Professores, do PPGET/IFAM. Os indícios sugerem que a escola é espaço híbrido para pensar a constituição da identidade professoral, sobretudo por sediar saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas que necessitam ser orquestradas por intermédio da reflexão sobre a ação.