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By: Gilmara Maquine Integração com a Educação Básica -- Publicado em: 13/10/2022 10:00

Doutoranda e egressa participam da elaboração das normas para o Ensino de Computação na Educação Básica aprovado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) homologou o Parecer CNE/CEB 2/2022, que contém o projeto de Resolução, sobre as normas que definem o Ensino de Computação na Educação Básica de todo o país. A normatização, elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), atende ao art.22 da Resolução CNE nº 2/2017, que instituiu e orientou a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 3 de outubro.” Publicado em 05/10/2022 no Link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=235511-pceb002-22&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192

A Doutoranda Sabrina Araújo da linha de Alternativas Mediadoras para a Eficácia do Ensino e Aprendizagem em Contextos Tecnológicos e a egressa Carolina Oliveira da turma de Mestrado da linha de Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico fizeram parte do grupo nacional de discussão, elaboração e submissão da proposta para o Ensino Fundamental Anos Finais. O grupo de trabalho composto por 10 pessoas, entre especialistas e pedagogos, por meio de encontros via Meet, tinha por objetivo alinhar e organizar as sugestões recebidas da consulta pública e construir uma proposta a ser submetida ao Conselho Nacional de Educação, considerando as competências e as habilidades a serem desenvolvidas nesta etapa de escolarização.

O MEC, de acordo com o normativo, definirá políticas para a formação de docentes, apoio ao desenvolvimento de currículos e de recursos didáticos compatíveis com as competências e habilidades. Além disso, ele será responsável por definir a política de avaliação para o ensino de computação na educação básica e o assessoramento aos sistemas e redes de ensino para implementação e continuidade do ensino.

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