By: Gilmara Maquine Integração com a Educação Básica -- Publicado em: 03/02/2023 11:00

Mestrandas publicam capítulos em livros

As mestrandas Silvia Carvalho Vieira e Rayka Justiniano de Figueiredo, orientandas respectivamente, do professor Dr. Davi Avelino Leal e Profa. Dra. Maria Lucia Tinoco Pacheco, tiveram artigos publicados em e-book com coautoria dos seus orientadores, assim como a participação de trabalhos de pesquisadores referentes à Educação no Contexto Amazônico. O livro é fruto de colaboração acadêmica entre pesquisadores e estudantes de diferentes contextos e espaços geográficos, aportando novas informações cientificamente sistematizadas sobre os desafios e perspectivas da pesquisa em ensino em sentido amplo.

O e-book intitulado “Perspectivas e desafios no ensino de ciências e humanidades”, foi organizado pelas professoras do PPGECH/UFAM, Adriana Francisca de Medeiros, Eliane Regina Martins Batista, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas e publicado pela editora Alexa Cultural, São Paulo. A obra se destina às lideranças profissionais da área de ciências humanas, em especial, aos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática.

O artigo escrito pela mestranda Silvia Carvalho Vieira e o orientador, professor doutor Davi Avelino Leal do PPGET/IFAM tem o título “Conhecendo a experiência por alternância no Curso de agroecologia do Proeja Indígena na Ilha Michiles (p. 175 – 186)” e teve como motivação a visita de campo feita nos meses de setembro a novembro de 2021 na Terra Indígena Andirá Marau na região do Baixo Amazonas, que faz parte do estudo em andamento intitulada Pedagogia da Alternância e a Atuação Docente: Uma experiência com o Proeja Indígena.

Já o artigo escrito pela mestranda Rayka Justiniano Figueiredo e a orientadora Dra. Maria Lucia Tinoco Pacheco do PPGET/IFAM tem o título “Diversidade cultural e inclusão: novos caminhos para formação docente em contexto remoto (p. 69 – 81)” e teve como investigação de observações, reflexões e debates realizados pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM) na disciplina “A diversidade no contexto educacional: discursos imaginários e desafios”, ministrada no mês de setembro de 2021, na forma remota, dado o contexto da Covid-19.

O e-book pode ser acesso: http://alexabooks.com.br/perspectivasedesafios.pdf