Um recorte da tese em andamento do doutorando Felipe da Costa Negrão, em coautoria com a Profa. Dra. Cinara Calvi Anic, acaba de ser publicado na Revista Pesquisa Qualitativa, classificada como Qualis A1 (quadriênio 2017-2020). O artigo, intitulado “Marcas e experiências com a matemática na Educação Básica: uma pesquisa narrativa com professores em formação inicial”, integra o dossiê “Pesquisas com narrativas (auto)biográficas: ladrilhando percursos e experiências na formação de professores e na docência”.
Este trabalho, vinculado à pesquisa narrativa, mergulhou nas vivências de futuros professores polivalentes com a matemática. Através da análise de diários narrativos de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), os autores exploraram como as experiências com esse componente curricular se constroem e se manifestam ao longo da trajetória desses docentes em formação. A investigação revelou a importância do papel do professor de matemática, a dinâmica da relação família-escola e as diversas culturas de aula que moldam a percepção e o ensino deste componente curricular.
Os resultados apontam, em sua maioria, para um ensino de Matemática com pouca significância e contextualização, o que sublinha a urgência de intervenções na formação inicial de professores. O estudo ressalta ainda a necessidade de criar um espaço de escuta e reflexividade sobre as próprias experiências dos futuros docentes – uma abordagem que o doutorando vem defendendo em seu produto educacional, provisoriamente intitulado “contar de si (trans)forma: diário narrativo”. Em suas conclusões, os autores reforçam que um ambiente formativo mais humano e dialógico, permeado por práticas de reflexividade, é crucial para a construção de conhecimentos que levem a uma prática pedagógica mais sensível, plural e significativa na Educação Básica.
O artigo completo pode ser acessado em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/1172