Os egressos Me. Dennys Teles Lopes e a Ma. Gabriela Santana da Costa (ambos da turma de mestrado 2021) realizaram juntos, a convite da Secretaria Municipal de Caapiranga-AM e Prefeitura do município, o I Encontro Formativo sobre a temática: “Integração Avaliativa: Caminhos para o Sucesso com SAEB e SADEAM”.
Os professores atuaram como formadores no evento com o objetivo de divulgar a pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação no Ensino Tecnológico – PPGET/IFAM. O evento aconteceu no último dia 06 de junho e teve como objetivo promover reflexões e estratégias pedagógicas a partir da análise dos resultados das avaliações externas, como SAEB e SADEAM, visando o fortalecimento da prática docente e a melhoria da aprendizagem dos estudantes, bem como a capacitação profissional do corpo docente.
Durante o evento, que aconteceu nos turnos matutino e vespertino, os egressos Me. Dennys Teles e Ma. Gabriela Santana compartilharam suas experiências de pesquisa e apresentaram seus produtos educacionais desenvolvidos no PPGET, além de realizarem uma oficina a partir de suas vivências dentro das secretarias municipais: SEMEC/ Manacapuru e SEMED/Manaus. Dentre as atividades realizadas com professores, gestores e pedagogos, a elaboração de projetos foi o destaque da ação formativa, perspectivado sobre os conceitos desenvolvidos em suas pesquisas, os egressos promoveram um dia de troca e debate sobre a formação docente.
Dentre os conceitos apresentados pode-se destacar a formação na perspectiva da Recomposição da Aprendizagem Docente, elaborada pela Ma. Gabriela Santana da Costa, sob orientação da prof. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco, e o conceito da Avaliação Formativa apresentado na pesquisa do egresso Me. Dennys Teles Lopes, sob a orientação da Profa. Josiani Mendes Silva.
O I Encontro Formativo oportunizou ainda um momento de socialização de práticas exitosas e no fortalecimento do trabalho coletivo, valorizando o protagonismo dos professores dentro do seu processo formativo, uma vez que ao participarem da ação, estes profissionais puderam realizar inferências e compartilhar seus objetivos para com o trabalho a ser desenvolvido na sala de aula.