Os resultados práticos oriundos das atividades acadêmicas da disciplina “Instrumentalização e utilização de recursos naturais para o ensino tecnológico”, ministrada pela primeira vez no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM em novembro de 2022, transformaram-se em um artigo científico intitulado “Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte” e publicado em 18/11/2024 pela Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Qualis A2.
O trabalho tem a autoria dos doutorandos Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira (Turma 2022), Éder Márcio Araújo Sobrino (Turma 2021), Jhonatan Luan de Almeida Xavier (Turma 2021), dos professores Dr. Jean Dalmo de Oliveira Marques e Dra. Lucilene da Silva Paes, ambos docentes titulares do componente curricular.
No estudo os autores descreveram a experiência prática de integrar a diversidade da natureza ao currículo, por meio da arte e de elementos presentes em uma reserva ecológica escolhida para a pesquisa de campo. Participaram dois docentes do PPGET/IFAM e nove discentes, dos quais três eram doutorandos regulares e os demais, alunos especiais. A atividade, desenvolvida com pós-graduandos em ensino tecnológico, visava à conservação da biodiversidade amazônica. Os participantes utilizaram a técnica de mapas mentais para a composição da proposta, tendo por sustentação a fenomenologia da percepção e a análise bakhtiniana do discurso. Esta pesquisa qualitativa revelou a potencialidade da arte como ferramenta para representar o vivido em práticas de campo.
O artigo pode ser acessado em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14614