• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Publicações -- Publicado em: 04/08/2022 12:58

Conversando sobre formação de professores: experiências biográficas como territórios de práticas pedagógicas

A obra intitulada “Conversando sobre Formação de Professores: experiências biográficas de práticas pedagógicas”, organizada pelos professores Nilton Paulo Ponciano e Amarildo Menezes Gonzaga, está alicerçada na compreensão de que a formação de professor envolve a dimensão histórico/cultural do humano e é um processo inacabado, posto que é uma atenção com a continuidade da vida, ou seja, um processo formativo como um fazer humano que registra uma assinatura, identifica um grupo e se constitui ontologicamente, o que faz o humano ser humano no coletivo, contudo, sem perder sua dinamicidade e singularidade.

Esta proposta epistêmica se sustenta com a interpretação hermenêutica ricoeuriana, entrelaçando as histórias educativas dos docentes, mestrandos e mestrandas, suas experiências, reflexividades, conhecimentos, ao longo de um tempo que docentes e discentes se propuseram a rememorar/narrar/refletir aspectos de suas memórias educativas na disciplina CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA PARA A PESQUISA-FORMAÇÃO do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do PPGET/IFAM.

Para ter acesso a obra, clique aqui.