O egresso do PPGET Amarinildo Osório, à convite da Profa. Dra. Juliana Petermann, que coordena o grupo de pesquisa “Nós Pesquisa Criativa”, realizou duas aulas para o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
As atividades aconteceram on-line, nos dias 22 e 23 de julho, na disciplina Criação Publicitária. O tema abordado foi Design Thinking na Publicidade, resultado do seu trabalho de dissertação (acesse).
Osório fez uma contextualização do tema, demonstrando sua expansão em várias áreas, como aplicar a abordagem (fases, valores e ferramentas) e o uso específico do Design Thinking para o desenvolvimento de projetos publicitários.
Houve a apresentação de cases e um momento para diálogo entre os participantes. “Falar sobre Design Thinking é maravilhoso, pois cada vez que falamos sobre determinado assunto aprendemos mais. Neste caso, é ainda mais especial porque você resgata parte de um trabalho acadêmico que, aplicado a outros contextos, é possível identificar outras possibilidades de investigação”, disse o egresso.
Sobre Amarinildo Osório foi orientando da Profa. Dra Andréa Pereira Mendonça, na turma de Mestrado do ano de 2016. Eles desenvolveram um estudo sobre o uso do Design Thinking para o ensino de projetos publicitários. Além da dissertação, geraram um produto educacional para guiar o ensino dessa abordagem, considerando o contexto de professores e alunos de graduação em publicidade e propaganda.