O projeto Nosso Jardim Sensorial, fruto da pesquisa de mestrado da egressa Iarima Naama Ferreira Lopes (PPGET), serviu de inspiração para a criação do Jardim Sensorial na Creche Municipal Magdalena Arce Daou, localizada na zona sul da cidade de Manaus. Este projeto foi criado com o objetivo de serem trabalhadas experiências sensoriais com bebês de 0 a 3 anos de idade, de forma inclusiva, promovendo contato com a natureza e estimulando os sentidos.
A criação do jardim contou com a participação da Profa. Juliana Lucena (PPGET/IFAM), que junto da egressa de mestrado Ana Graziela Gomes Travassos (PPGET/IFAM) e do egresso da Licenciatura em Ciências Biológicas Ivanilson Coutinho Marinho (IFAM), prestaram consultoria durante o processo, através da professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Maria Raquel Souza Santos, aluna do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).
Com o objetivo de estimular os sentidos e proporcionar um espaço de relaxamento e aprendizado, o jardim foi construído com materiais reaproveitados como pneus, restos de madeira e garrafas PET. Esta iniciativa também envolveu a comunidade que contribuiu na montagem do espaço, na pintura das paredes, placas e vasos, e também na doação de mudas de plantas. Esta atividade se destaca por fazer parte da transferência tecnológica do produto “Educação e saúde baseada em ABP”, o qual dá todos os elementos necessários para criar um jardim sensorial de forma sustentável e contextualizado com a realidade dos alunos.