No dia 12 de fevereiro de 2025, foi inaugurado o Jardim Sensorial (JS) na comunidade indígena Três Unidos, situada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, no Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável – NIEDS, Assy Manana, a convite da Fundação Amazônia Sustentável – FAS. Este espaço tem como objetivo promover uma conexão com a natureza por meio dos sentidos, com canteiros construídos pela própria comunidade, que visam estimular o paladar, olfato, tato, audição e visão.
Para apresentar a proposta aos membros da comunidade, foi realizado um encontro socioparticipativo no dia 11 de fevereiro às 16h, com líderes comunitários e representantes do grupo Repórteres da Floresta. Este segundo grupo, é composto pela juventude comunitária que participa de projetos de letramento digital e comunicação. Neste momento, foi abordado tanto o conceito de um JS quanto sua utilização como recurso para apoiar os processos de ensino-aprendizagem. A atividade ocorreu no laboratório de informática e teve duração de 01 hora.
No dia 12, com a colaboração da professora Dra. Juliana Lucena, da doutoranda Ana Graziela e da mestranda Laiandra, além da participação direta da Supervisora de Educação Ambiental, Iarima Lopes e do Coordenador dos NIEDS Rafael Sales, foi promovido um momento com o público infantojuvenil da escola Kanata T’Ykua, com o apoio dos professores da comunidade.
A atividade teve início às 08h com uma apresentação sobre o JS e os sentidos humanos. Depois, as crianças tiveram a oportunidade de identificar várias espécies em diferentes áreas, como a horta do núcleo e pequenos sistemas agroflorestais. Neste momento, tiveram a oportunidade de aprender ainda sobre a relevância dos fungos para o meio ambiente.
Em seguida, as crianças foram divididas em grupos para plantar as espécies nos locais adequados do jardim, contando com o auxílio de um moderador para cada equipe. Essa iniciativa faz parte do processo de transferência tecnológica do produto educacional de Iarima Lopes, que atualmente é Supervisora de Educação Ambiental da FAS e doutoranda do PPGET-IFAM.
A estrutura foi financiada pelo Grupo Carrefour Brasil e funcionará como um ambiente informal de aprendizado, permitindo que os educadores da escola Kanata T’Ykua, assim como do NIEDS Assy Manana, explorem diferentes conteúdos com diversos públicos. Como próximos passo, serão realizadas capacitações com os professores sobre metodologias ativas, considerando especialmente, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).