A formação de professores no Brasil e no Amazonas, de modo especial, têm exigido esforços que respondam sobre questões a respeito da pessoa do professor na condução de histórias de vida e narrativas. Nesse sentido, o Me. João da Costa Cavalcante Filho, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico- PPGET, desde sua passagem pelo Mestrado Profissional do IFAM (Turma 2016), teve seu projeto de pesquisa aprovado no Programa Ciência na Escola (PCE) desenvolvida pela Fundação de Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).
O projeto aprovado tem como título “MEMÓRIAS LITERÁRIAS: APRENDENDO A SER PROFESSOR/ALUNO LEITOR NA ESCOLA: MEMÓRIAS, IMAGENS E COTIDIANO NA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTENOR SARMENTO PESSOA”, e tem a intenção de compreender as “vozes” de professores/as, através de suas memórias literárias, como pessoas e profissionais comprometidos com o ensino básico, valorizando as trajetórias de professores leitores na educação básica.
A pesquisa, aprovada pelo FAPEAM terá a participação de professores da escola pública estadual Prof. Antenor Sarmento Pessoa, de modo que serão pesquisados seus percursos de vida e profissão em meio ao trabalho com leituras literárias, despertando o potencial desenvolvedor da leitura nos cânones literários: literatura estrangeira, nacional e regional, com prioridade para escritores da região amazônica.
O projeto procura demonstrar que as memórias literárias marcam as histórias de vida de professores/as e alunos. As memórias literárias contribuem, assim, para a implementação da formação docente, com ênfase no espaço da escola, para que, assim, possa proporcionar a (auto) formação em processos de descoberta de ‘si’, dos professores/as e dos próprios destinatários do trabalho pedagógico: os alunos da educação básica.
Saiba mais sobre o trabalho de pesquisa de João Cavalcante, desenvolvido no Mestrado em Ensino Tecnológico. Dissertação: “Narrativas de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Retrato do CEJA Jacira Caboclo” / Produto: Caderno de Oficinas Pedagógicas para a Formação Continuada de Professores de EJA