O estudante Alcemir Horácio Rosa da primeira turma de doutorado do PPGET/IFAM e seu orientador Dr. Daniel Nascimento-e-Silva, publicaram no dia 29 de dezembro de 2022 o “volume 2” do livro “Debates Sobre Formação de Professores: práticas pedagógicas, saberes, experiências e tendências”. Uma coletânea de artigos voltados ao debate sobre as diferentes percepções acerca da formação de professores.
Entre os principais desafios colocados nesta discussão está a carência de produções científicas acerca de como se dá a aprendizagem docente e a ausência de uma adequada compreensão sobre os procedimentos, caminhos e as estratégias para a construção do saber, do saber fazer e do próprio exercício docente.
A obra constituiu-se como uma coletânea de artigos voltados à promoção de um debate acerca de diferentes percepções sobre a formação de professores. Colocando em evidência produções científicas que possam contribuir com o avanço da formação inicial e continuada de professores como uma ação estratégica para a melhoria da qualidade educacional.
A obra inclui produções sobre a aprendizagem docente, experiências na prática, procedimentos e estratégias para a construção do saber e do exercício da docência. O trabalho foi realizado a partir de um processo colaborativo com a contribuição de estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições e programas de pós-graduação com interesse na temática e neste espaço formativo.
A obra pode ser adquirida gratuitamente através do site da editora Cientifica Digital e através do link a seguir: https://downloads.editoracientifica.com.br/books/978-65-5360-244-1.pdf
Aproveite para conferir também o volume 1: https://downloads.editoracientifica.com.br/books/978-65-5360-201-4.pdf