By: Thalia Colares Integração com a comunidade -- Publicado em: 18/09/2024 10:02

Doutoranda é professora voluntária no PARFOR 2024

Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, foi convidada pela Coordenadoria do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para participar do corpo docente deste semestre: o motivo foi o diferencial do currículo de formação em Ensino Tecnológico, do PPGET, onde a discente defendeu o mestrado em 2020 e ingressou na 1a. turma do Doutorado em 2021.

À frente da disciplina de Educação Especial no curso de Licenciatura em Ciência das Religiões, a turma vem trabalhando na perspectiva inclusiva, construindo um produto na forma do Podcast “Educação Especial“, distribuído pela plataforma do Spotify, onde os professores cursistas refletem o conhecimento frente às suas realidades; já que a perspectiva da pesquisa da doutoranda – que é da Linha 1 – é, pensar a autoformação a partir das experiências, sob a óptica da Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty.

O voluntariado é uma oportunidade de levar à comunidade de professores da rede pública, atualizações em metodologias (como a Aprendizagem Colaborativa, Método de Caso, Storytelling etc.), recursos, estratégias, instrumentos de ensino (intencionalidade pedagógica sobre mídias; rodas de conversa; teatro; radionovela; colóquio etc.); apresentando o formato da avaliação qualitativa individual e da turma, como pretextos dentro de uma disciplina para desenvolver Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico, de forma transdisciplinar.

Na oportunidade, Carmen trabalha em mais uma validação do seu produto educacional em construção, aplicando seu formato no planejamento da disciplina, assim, incorporando o método em sala de aula voltada à formação de professores (as aplicações anteriores em eventos de extensão); corroborando que o PE proporciona conhecer um público e suas lacunas de formação em um tema específico, para que o professor-pesquisador melhor atenda às especificidades de seus alunos . O encerramento da disciplina contará com uma mostra de Tecnologias Digitais Assistivas e Usabilidade para a Educação Especial, pela Professora Karla Susiane Pereira da Universidade Católica de Pernambuco, Doutoranda em Informática do ICOMP (UFAM) e Cofundadora e diretora estratégica da GEN+; a convidada investiga na área da Computação Desplugada.