By: Thalia Colares SETA -- Publicado em: 16/10/2024 16:32

SUBMISSÕES PRORROGADAS | Submissões de trabalhos foram prorrogadas até o dia 18

Os trabalhos podem ser submetidos em formato de Artigos ou Relatos de experiência O prazo para submissão de trabalho no 10º Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (Seta, 2024) foi prorrogado até a próxima sexta-feira, 18. Os interessados em submeter seus trabalhos devem acessar o site do evento, clicando aqui, e clicar no menu Submissões.

De acordo com o coordenador da Comissão de Submissão do 10º Seta, o doutorando Anderson Colares, professores da educação básica e superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação, estão convidados a participar submetendo seus trabalhos. “As inscrições para submissão foram prorrogadas, garantindo mais tempo para que todos possam contribuir com este importante movimento de transformação educacional na Amazônia. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa jornada em prol do conhecimento e do futuro da educação na região”, disse. Formato dos trabalhos – Os trabalhos podem ser submetidos em dois formatos: Artigo e Relato de experiência.

Os artigos obedecem a critérios de organização, trazendo métodos, resultados e interpretações de pesquisas, com a finalidade de colaborar para o progresso do conhecimento, podendo apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento. Já nos relatos os autores devem compartilhar e analisar uma vivência ou experiência profissional, independentemente de seu sucesso. O intuito é que esta narrativa contribua para o enriquecimento das discussões, fomente a troca de saberes e apresente novas ideias que impulsionem novas práticas. “A expectativa é que seja recepcionado um grande número de trabalhos. “Nos preparamos para acolher uma ampla gama de trabalhos científicos, oportunizando a criação de um espaço dinâmico de intercâmbio de conhecimentos sobre o ensino tecnológico.

A submissão de artigos científicos nesta edição tem um valor especial: os trabalhos aprovados irão contribuir diretamente para as discussões centrais sobre o futuro da educação e da formação na Amazônia. Diante de grandes desafios sociais, ambientais e tecnológicos, esses trabalhos fomentarão reflexões profundas sobre o papel crucial da educação e da tecnologia na construção de soluções para a região”, frisou Colares. Trilhas e eixos – Conforme as normas de submissão, a escolha por nomear as trilhas com nomes de rios amazônicos é uma homenagem à diversidade e riqueza da região. Da mesma forma que os rios se encontram para formar a maior bacia hidrográfica do planeta, os artigos científicos, vindos de diferentes áreas do saber, se juntam para criar uma visão ampla das pesquisas no campo do ensino tecnológico.

Enquanto o Rio Solimões simboliza a força e o legado da colonização, o Rio Negro reflete a capacidade de adaptação e a rica diversidade da fauna e flora da amazônica. Os eixos, simbolizados pelos povos indígenas, prestam homenagem aos legítimos protetores da floresta e expressam solidariedade às suas batalhas, pois eles são detentores de uma sabedoria ancestral e de uma conexão íntima com a natureza, servindo de inspiração para nossas iniciativas em favor da sustentabilidade e da igualdade social.

Normas de submissão – Apenas para os autores dos trabalhos aceitos será exigido que todos estejam inscritos no evento, cujas inscrições são gratuitas e seguem até o dia 20 de novembro. Entre os trabalhos aprovados, o Comitê Técnico-Científico indicará aqueles que irão para a apresentação oral. Todos os trabalhos aprovados comporão os Anais do Seta 2024.