By: Thalia Colares Eventos -- Publicado em: 30/09/2024 10:18

Doutoranda palestrou em evento do PPGCIMES/UFPA

A doutoranda Marcella Sarah F. de F. Barroso apresentou a palestra “Produtos Educacionais: Similaridades e Diferenças entre Mestrado e Doutorado Profissional” no evento PPGMIES TÁ ON – IV Edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará. Realizado de forma virtual via Zoom, o evento contou com a participação de 52 pessoas, incluindo alunos, professores e profissionais da educação interessados nas discussões sobre os rumos da pesquisa acadêmica aplicada.

Durante a palestra, Marcella abordou as principais diferenças entre os produtos educacionais desenvolvidos nos cursos de mestrado e doutorado profissional. Ela destacou que, enquanto o mestrado profissional prioriza a aplicação imediata do conhecimento para resolver problemas específicos do cotidiano educacional, o doutorado aprofunda essa abordagem, exigindo maior fundamentação teórica e um impacto mais significativo para o campo da pesquisa. Em sua fala, ela citou documentos e dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para embasar suas argumentações, fornecendo um panorama atualizado sobre as expectativas para cada nível de formação.

Além destes dados, a doutoranda compartilhou sua própria experiência na construção de seu produto educacional, trazendo uma perspectiva prática sobre os desafios e aprendizados ao longo do doutorado. Ela ressaltou a importância da clareza na definição dos objetivos dos produtos e a necessidade de alinhar as pesquisas com as demandas reais da sociedade.

Desde 2019, a doutoranda vem realizando oficinas sobre este tema e desenvolvendo pesquisas sobre o processo de concepção de produtos educacionais, que também é o foco de sua tese de doutorado sob a orientação da Profa. Dra. Andréa Mendonça. Este trabalho é desenvolvido com o apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com a concessão de bolsa de estudo.