By: Thalia Colares Eventos -- Publicado em: 03/09/2024 18:01

Doutoranda ministrou oficina “Mão na Massa” como parte do projeto “Scratch” promovido pela Secretaria de Educação do Amazonas

A doutoranda Karen Magno Gonçalves, da linha de pesquisa “Alternativas Mediadoras para a Eficácia do Ensino e Aprendizagem em Contextos Tecnológicos”, foi uma das formadoras das oficinas para o “Scratch Day” promovido pelo projeto “Scratch” da Secretaria de Educação do Amazonas. Ministrou oficinas focadas no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional de forma desplugada, com a abordagem “Mão na Massa”. Os eventos ocorreram nos dias 9 de agosto de 2024, na Escola Estadual Petrônio Portela em Manaus, e 14 de agosto de 2024, em uma escola do município de Presidente Figueiredo.

Durante as oficinas, a doutoranda, junto com a professora Cirlene Batista (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas), destacou a metodologia “Mão na Massa”, que utiliza tecnologias não digitais para criar um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador. Essa abordagem prática e inovadora foi fundamental para capacitar os professores, incentivando a integração de novas tecnologias e metodologias de ensino.

O “Scratch Day” faz parte de um projeto que visa aprimorar a formação docente, promovendo o uso da plataforma Scratch para desenvolver a criatividade e a resolução de problemas entre os alunos. A participação da doutoranda foi crucial para o sucesso do evento, sendo possibilitada pela conexão entre os conteúdos abordados nas oficinas e sua formação acadêmica no programa de doutorado, bem como pelo desenvolvimento da sua pesquisa de tese e pelas discussões no grupo de pesquisa. Essa integração foi essencial para a implementação de práticas educacionais avançadas no estado do Amazonas.

Para mais informações do evento, acesse:

Matéria do Instagram: Clique aqui

Matéria do Portal: Clique aqui