By: Thalia Colares Eventos -- Publicado em: 16/08/2024 12:18

Egresso do Mestrado tem artigo aceito em Evento Internacional de Educação

O Egresso Me. Izac Martins da Silva, sob orientação do Dr. Vitor Bremgartner e da Dra. Marisa Cavalcante, recebeu o aceite de um artigo derivado do trabalho de Mestrado de Izac da Silva, intitulado: “WIP: Virtual Physics Laboratory Applied to the Study of the Propagation of Electromagnetic Waves” (Laboratório Virtual de Física Aplicado ao Estudo da Propagação de Ondas Eletromagnéticas), no evento Frontiers in Education (FIE 2024), na categoria prática inovadora, organizado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) – Qualis A2 em Ensino de Engenharia.

O evento será realizado em Washington DC, EUA, entre 13 e 16 de outubro. O trabalho faz uma adaptação da sequência didática desenvolvida como produto educacional de Izac da Silva, inicialmente voltada para alunos do ensino médio, e modificado para alunos do ensino superior de engenharia e computação. Em síntese, o trabalho apresenta uma proposta de Aprendizagem Baseada em Projetos que faz uso de Experimentação Remota, Simulação 3D e um ambiente maker de Realidade Virtual para o estudo da propagação de ondas eletromagnéticas.

O projeto inicial contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas FAPEAM, no Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico do IFAM. O trabalho conta também com outros participantes colaboradores como: Yasmin Marinho, Tarsila Dourado, Juliana Duarte e Amanda Vieira, que integram equipes de Projeto de Conclusão de Ensino Técnico e iniciação científica, bolsista de permanência e êxito do projeto Aranouá.