A Literatura de Cordel
É cultura e tradição
Quando você a conhece
Enche-se de emoção
E quando ela é digital, Vira uma grande paixão!
Foi recitando estes versos que a egressa, Ma. Alzanira Santos, iniciou a oficina de E-Cordel, no dia 16 de junho, na terceira edição do Stories on a string, atividade realizada pelo ICBEU. O evento, este ano, celebrou a cultura popular nordestina e promoveu a transversalidade da Literatura de Cordel e o ensino da língua inglesa, de forma lúdica e criativa; com declamação de poemas, workshop de D.I.Y (faça você mesmo), produção de cordéis digitais, xilogravuras e cordel animado.
A oficina foi realizada com os estudantes do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Os quais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a estrutura dos versos de cordel, a disposição das rimas, a métrica e a musicalidade. Com estas informações, os presentes, foram construindo seus próprios cordéis. O tema sugerido foi floresta amazônica. Mas antes de começarem a escrever e para incentivá-los, Alzanira recitou a seguinte estrofe:
E agora você vai escrever
Um cordel bem criativo
Use a sua imaginação
Seja muito produtivo
E Vai criar um cordel Muito lindo e expressivo.
Em seguida, cada aluno pegou um Ipad e criou um cordel. Os poemas construídos foram lidos e apresentados ao público presente.
E assim, a Literatura de Cordel segue encantando as pessoas.
Pois em todos os níveis
É possível trabalhar
E aqui no PPGET
Ela veio pra ficar.
Quando quiser uma oficina, Você pode me chamar!