By: Gilmara Maquine Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 14/09/2022 09:00

Produto do Mestrado do PPGET é utilizado na formação de professores alfabetizadores da SEMED Manaus

O produto educacional do Mestrado do PPGET, GameAlfa, é um recurso digital desenvolvido para contribuir com professores e alunos no processo de alfabetização através do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica. Foi criado a partir da pesquisa do egresso da turma de 2016, Austonio Queiroz dos Santos, orientado pelo professor José Anglada Rivera.

Em 2022 este game foi incluído como módulo no projeto de formação continuada para professores alfabetizadores da Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As formações ocorrem na Gerência de Tecnologia Educacional – GTE, componente da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM.

Essa formação atende aproximadamente 180 docentes de 31 escolas que podem impactar diretamente cerca de 4.000 alunos de segundo e terceiros anos do ensino fundamental.

A professora Alcinda Tavares, alfabetizadora de uma turma do 3º ano da Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, participa das formações na GTE, utiliza o recurso com os alunos da escola no laboratório de informática e, seguindo seu planejamento, depois desenvolve atividades impressas em sala de aula referentes ao tema abordado no game.

“Quando me apropriei desse jogo, eu percebi que ele veio como um meio para me auxiliar no processo de alfabetização das crianças com dificuldade na aprendizagem […] Estou tendo muito êxito com os meus alunos, pra mim foi muito satisfatório e também para os meus alunos, a crianças aprendem brincando”, destacou a docente.

O professor Austonio Queiroz, idealizador do game destaca a importância do uso deste tipo de recurso pelos professores, dentro de uma estratégia para tonara as aulas mais atrativas e significativas para os alunos. “Como sabemos que a geração de crianças atuais são usuárias e buscam utilizar os recursos digitais, principalmente games, temos que aproveitar este interesse e direcionarmos para a aprendizagem, sobretudo para um tema tão carente da educação nacional que é a alfabetização. E graças a Prefeitura de Manaus e ao PPGET/IFAM, conseguimos levar esse recurso aos professores para que utilizem com seus aluno no intuito de melhorar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas.”

O Game Alfa está disponível para acesso online, download e mais informações sobre a pesquisa de mestrado que o originou no seguinte endereço https://www.gamenaaprendizagem.net/.