By: Thalia Colares Publicações -- Publicado em: 10/07/2024 10:19

O Uso de Diários Narrativos na Formação Inicial de Professores é Tema de Artigo Publicado em Dossiê Especial da Revista ARETÉ

O doutorando Felipe da Costa Negrão em colaboração com sua orientadora Dra. Cinara Anic Calvi publicaram o artigo “ASPECTOS FORMATIVOS DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA EM DIÁRIOS NARRATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES POLIVALENTES” no dossiê “(Auto) biografar-se em outros modos de viver, pesquisar e professorar no Ensino de Ciências” organizado pela Revista Areté – Qualis A1.

O artigo é fruto da prática profissional com a primeira versão do produto educacional “Contar de si (trans)forma”, realizada com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). No artigo, os autores traçaram um recorte da Pesquisa Narrativa em andamento, apresentando quatro histórias de vida-formação que subsidiaram a identificação de aspectos formativos da escrita (auto)biográfica de diários narrativos na formação inicial de professores que ensinarão Matemática.

Ao refletir, de modo intencional, com auxílio do diário narrativo, o futuro professor é capaz de desenvolver o senso de autoria, aprendendo a escrever-se, considerando suas experiências e atribuindo sentidos a elas; entende que o afeto é uma característica fundamental do processo de aprendizagem, inclusive questiona como o seu exercício professoral tem afetado a si mesmo e aos seus alunos; compreende que ao revisitar suas lembranças com a matemática, desenvolve identificação empática com seus estudantes, o que pode influenciar significativamente o seu modo de atuação profissional, mantendo-se vigilante quanto às práticas adotadas; e por fim, o diário se materializa como instrumento de autoavaliação em que o futuro docente pode reconhecer suas habilidades e limitações e com isso procurar meios para desenvolver-se constantemente em prol de sua (trans)formação (Negrão; Anic, 2024).

O artigo científico pode ser acessado em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3671