By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 17/02/2021 20:08

Egresso realiza oficina sobre Sala de Aula Invertida em Rondônia

O Me. Silmar Antonio Buchner de Oliveira, egresso do mestrado da Turma 2016, realizou uma oficina sobre Sala de Aula Invertida, ministrada online, entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2021.

A oficina teve como público-alvo professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), como parte da semana pedagógica do Campus Porto Velho Zona Norte, preparatória para o primeiro semestre deste ano.

Nas palavras de Silmar – “Fui convidado pela Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino, Professora Rosa Martins, o que me lisonjeou bastante, visto que temos vários colegas que já aplicam metodologias ativas. O retorno foi muito satisfatório e espero ter contribuído para que os estudos sobre esta metodologia conquistem os colegas assim como me conquistou. Com o aprimoramento dos estudos, creio que logo colheremos os frutos das inovações que a Sala de Aula Invertida e outras metodologias ativas trazem para a evolução dos nossos processos de Ensino-Aprendizagem. Particularmente, é muito bom ter a oportunidade de continuar aplicando os ensinamentos conquistados no Mestrado”.

Sobre o Modelo de Sala de Aula Invertida, Silmar explica: “Este modelo consiste na inversão das atividades que, tradicionalmente, realiza-se em sala de aula e em casa. De forma simples, pode-se dizer que a inversão ocorre nas atividades teóricas e práticas. As tarefas teóricas que eram ministradas geralmente de forma presencial em sala de aula, passam a ser executadas em casa, de forma autônoma e auxiliada por recursos multimídia guiados pelo professor, como vídeos, podcasts, links, dentre outros. As tarefas práticas que geralmente eram executadas como tarefas de casa, passam a ser executadas em sala de aula, com o auxílio do professor. Desta forma, estima-se que o tempo que antes era utilizado para a explanação de conteúdos possa ser utilizado para elucidar as dúvidas dos alunos, principalmente dos que têm mais dificuldades para assimilação”.