By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 25/11/2022 14:23

Egresso do Mestrado do PPGET tem capítulo de livro publicado sobre Sala de Aula Invertida

O egresso do mestrado, Professor Me. Silmar Antonio Buchner de Oliveira, participou do livro “Reaprendendo a ensinar na Pandemia: Experiências Mútuas de aprendizagem com a Sala de Aula Invertida”. O livro é fruto das experiências vividas durante a pandemia de um grupo de professores do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Estas experiências se centralizaram no método de Sala de Aula Invertida, iniciada com uma oficina lecionada pelo Professor Silmar, cujos detalhes estão logo no primeiro capítulo “Imersão na Sala de Aula Invertida – Oficina para professores”, onde se encontram os detalhes da oficina.

O livro foi organizado pela Professora Dra. Rosa Martins Costa Pereira e contou com a contribuição de doze autores, entre professores e profissionais do núcleo pedagógico do Campus, que enriquecem os capítulos que se seguem, a partir de suas experiências durante a pandemia, a partir da oficina ministrada pelo Professor Silmar. “A pandemia nos pegou de surpresa e, assim como nossos alunos, tivemos de nos reinventar. Espero que este livro possa servir como um ‘manual’ para situações em que seja necessário utilizar metodologias ativas, principalmente a Sala de Aula Invertida. Agradeço imensamente os ensinamentos obtidos durante o PPGET, pois forneceram as bases para que eu pudesse disseminar a metodologia de Sala de Aula Invertida e todas as ferramentas e outras metodologias agregadas”, declarou o Professor Silmar.

O livro foi um investimento do IFRO e retrata parte de um programa de formação que contou com várias oficinas e com a colaboração da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia – SEDUC, Universidade Federal de Rondônia – Unir, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, além de vários campi do IFRO. O programa gerou mais de seiscentas certificações em formações coordenadas pelo Campus Porto Velho Zona Norte, entre fevereiro e abril de 2021.