By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 30/03/2022 10:35

Mestranda e egressa do PPGET promovem roda de conversa com docentes de Ciências da Natureza de escola pública estadual

A mestranda Ildeneti de Jesus Alves Costa, orientanda da Profa. Dra. Rosa Oliveira de Marins Azevedo, que discute em sua pesquisa o Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola, em uma perspectiva colaborativa, na qual a escola é compreendida como centro formativo da docência e as propostas de formação são construídas em colaboração com os professores, realizou uma roda de conversa com 18 (dezoito) docentes da área de Ciências da Natureza da E. E. Prof. José Bernardino Lindoso, turno matutino e vespertino, no dia 25.03.22.

A roda de conversa teve como parceira colaborativa, a egressa do PPGET, Ma. Iarima Naama Ferreira Lopes. Na ocasião, a egressa apresentou o produto educacional de sua pesquisa de mestrado – Educação Ambiental e Saúde baseada em ABP – e discutiu com o grupo docente, a Aprendizagem Baseada em Projetos, de modo que os participantes pudessem dialogar sobre as dificuldades e possibilidades de desenvolver o ensino, por meio da ABP, na escola pública. Posteriormente, fizeram um brainstorming sobre possíveis temas relevantes ao contexto da escola, discutiram âncoras e questões motrizes referentes a um projeto ambiental que pretende ser desenvolvido na escola.

A roda de conversa foi avaliada como um profícuo encontro de aprendizagem colaborativa entre os docentes, mestranda e egressa. Uma docente de Química, do turno matutino, em sua fala, destacou a importância de momentos como esse no cotidiano escolar. Docentes do turno vespertino também avaliaram positivamente a roda de conversa e fizeram várias sugestões para construção do projeto ambiental da escola.