By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 27/12/2021 17:26

Egressa do PPGET divulga seu produto educacional a alunos de licenciatura

A egressa do PPGET Aldemira Câmara participou, na tarde de 14 de dezembro do ano corrente, de uma atividade da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, ministrada pela Profa. Dra. Cinara Calvi Anic Cabral (PPGET-IFAM). Dessa atividade participaram as professoras e alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Matemática do IFAM.

Aldemira, em seu mestrado, desenvolveu a pesquisa intitulada “Formação continuada pela aprendizagem baseada em projetos: atuação no desenvolvimento profissional docente de professores formadores”, sob a orientação da Profa. Dra. Rosa Marins Azevedo. Como produto educacional, foi produzido o material intitulado “Proposta de elaboração de projetos formativos pela ABP para o desenvolvimento profissional docente de professores formadores”.

Na ocasião da atividade Aldemira trouxe suas experiências como servidora da SEMED-AM (Gerência de Tecnologia Educacional) e SEDUC-AM (Centro de Mídias da Educação) para tratar do uso das TIC no ensino, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos, utilizada em sua pesquisa de mestrado. Foi um momento muito rico de discussões, compartilhamento de saberes e reflexões sobre temas como o uso das TIC e competências como a cultura digital, presentes em documentos legais como a BNCC e Referencial Curricular Amazonense. Além dessas discussões, Aldemira apresentou seu produto educacional, ampliando os conhecimentos dos participantes sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos.