• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 06/07/2021 15:50

Egressa do Mestrado faz Oficina de E-Cordel

A Literatura de Cordel

 É cultura e tradição

Quando você a conhece

Enche-se de emoção

E quando ela é digital, Vira uma grande paixão!

Foi recitando estes versos que a egressa, Ma. Alzanira Santos, iniciou a oficina de E-Cordel, no dia 16 de junho, na terceira edição do Stories on a string, atividade realizada pelo ICBEU. O evento, este ano, celebrou a cultura popular nordestina e promoveu a transversalidade da Literatura de Cordel e o ensino da língua inglesa, de forma lúdica e criativa; com declamação de poemas, workshop de D.I.Y (faça você mesmo), produção de cordéis digitais, xilogravuras e cordel animado.

A oficina foi realizada com os estudantes do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Os quais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a estrutura dos versos de cordel, a disposição das rimas, a métrica e a musicalidade. Com estas informações, os presentes, foram construindo seus próprios cordéis. O tema sugerido foi floresta amazônica. Mas antes de começarem a escrever e para incentivá-los, Alzanira recitou a seguinte estrofe:

E agora você vai escrever

Um cordel bem criativo

Use a sua imaginação

Seja muito produtivo

E Vai criar um cordel Muito lindo e expressivo.

Em seguida, cada aluno pegou um Ipad e criou um cordel. Os poemas construídos foram lidos e apresentados ao público presente.

E assim, a Literatura de Cordel segue encantando as pessoas.

Pois em todos os níveis

É possível trabalhar

E aqui no PPGET

Ela veio pra ficar.

Quando quiser uma oficina, Você pode me chamar!