By: Gilmara Maquine Integração com a comunidade -- Publicado em: 04/11/2021 18:14

Mestrando da Turma 2020 é convidado para uma reportagem pelo Greenpeace Italiano

O mestrando Jairo Silva de Araújo, orientando da Prof. Dra. Rosa Oliveira de Marins Azevedo, foi convidado pelo Greenpeace Italiano para falar dos desafios e experiências de se viver dentro da Floresta Amazônica, como também divulgar seu projeto de prevenção à obesidade infantil. Esse projeto, desenvolvido com seus alunos do Ensino Fundamental, já reciclou quase quatro toneladas de papel que poluiriam a floresta, ajudando assim, o meio ambiente.

Jairo é Professor de Educação Física, efetivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM). Em suas aulas, utiliza a Ginástica de Condicionamento Físico, com uso de step, para prevenir a obesidade de seus alunos. Para isso, o professor teve a ideia de criar os steps com revistas, livros e papéis velhos que iriam para o lixo.

A iniciativa chamou a atenção do Órgão de Preservação Ambiental Europeu, que convidou Jairo para uma reportagem.

Jairo, em sua pesquisa no Mestrado em Ensino Tecnológico, discute a formação de professores e apresentará uma proposta de formação continuada em prevenção à obesidade infantil para professores de Educação Física da SEDUC-AM. Tal proposta discute essa prevenção não somente pela dimensão biológica, mas também pelas dimensões psicológica e noética, ou seja, numa perspectiva tridimensional, teorizada pelo Médico Neuropsiquiátrica, Viktor Frankl.

A reportagem na íntegra você confere abaixo. E o vídeo legendado você pode conferir no Instagran de Araújo, clicando no destaque “Greenpeace”. A referida rede social é aberta.

Confira o link aqui: https://photos.app.goo.gl/h4fJDJ6iUu9d4qys8