By: Andrea Mendonca latest news -- Publicado em: 28/04/2023 18:41

Inteligência Artificial é tema de aula no PPGET

Nesta sexta-feira (28/04/2023), o Prof. Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto participou da disciplina “Contribuições da História, da Ciência e da Tecnologia para o Ensino Tecnológico“, Turma 2023, com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (PPGET/IFAM), e propôs uma reflexão sobre a presença da Inteligência Artificial (AI) em massa nos diversos processos sociais e de que maneira essa tecnologia impacta no desenvolvimento do Ensino tecnológico.

Para o professor, no campo da educação, faz-se necessário primeiro que saibamos o verdadeiro sentido da educação e da IA para a promoção da formação humana e desenvolvimento do senso crítico.
A discussão girou em torno do ChatGPT, que vem sendo amplamente utilizado na educação causando debates entre professores e demais profissionais da educação. “O ChatGPT é uma ferramenta poderosa, mas ele sempre faz imitações do raciocínio humano. Então, é preciso propor questionamentos sobre o produto gerado a partir dessa ferramenta, pois o seu uso massivo sem críticas e reflexões nos leva a um processo de estagnação do conhecimento”, disse.

Sobre a preocupação dos professores com os textos produzidos a partir da IA, a proposta é promover uma reflexão sobre as contribuições para o desenvolvimento humano e social. “Por quebrar paradigmas gera bastante polêmicas, mas não se deve criminalizar a ferramenta antes de conhecê-la”, afirmou Prof. Pinheiro.

Prof. Pinheiro foi coordenador dos cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, ambos do IFAM. Formado em Engenharia Elétrica e com Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cursou Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM. Participou como bolsista CNPq do Programa Professores para o Futuro, na Finlândia, e atualmente é professor pesquisador do IFAM. Foi professor do Mestrado ProfEPT e recentemente foi credenciado para o quadro de docentes do PPGET.